Sempre lave o melão antes de cortar!

Sempre lave o melão antes de cortar! Quando você compra melão você corta a fruta direto como traz do mercado? Sem nem passar uma água em volta antes de fatiar? Pois então saiba que você está fazendo errado e trazendo riscos para sua saúde.

Sempre lave o melão antes de cortar!

Sempre lave o melão antes de cortar

Devido a casca grossa do melão, muitas pessoas acham que ele não pode estar infectado com bactérias, mas a verdade é que podem sim.

A principal bactéria que pode contaminar o melão é a listeria, uma bactéria patógena humana que causa listeriose, um tipo de infecção alimentar também presente em carne mal cozida e laticínios não-pasteurizados. Esta infecção afeta principalmente idosos e crianças com taxa de mortalidade de 20%.

A listeria é normalmente encontrada na água ou no solo. Se ela entrar em contato com a casca texturizada do melão pode ficar presa e permanecer na casca até chegar na casa do consumidor, sobrevivendo ao armazenamento e transporte.

Se a pessoa cortar o melão infectado, a faca penetra na casca levando as bactérias para o interior da fruta e a pessoa acaba ingerindo a bactéria.

Para evitar a contaminação por listeria ou outra bactéria da casca, é importante lavar o melão antes de cortá-lo. Coloque o melão embaixo da água corrente e esfregue-o todo com a escovinha de alimentos. Seque bem o melão antes de cortar.

Quem quiser ser mais precavido, pode colocar o melão inteiro na solução de desinfecção, misturando um litro de água para cada colher de sopa de água sanitária para alimentos.

Deixe de molho pelo tempo indicado no rótulo da água sanitária, normalmente são 15 minutos. Depois enxágue bem para remover a água sanitária e seque o melão com papel toalha antes de cortar.

Não compre melão com furos ou machucados na casca, pois ela é uma proteção para a fruta! Se já estiver furada, a bactéria poderá estar dentro dele. E sempre deixe o melão na geladeira após cortado, pois é perecível.

Dica sobre frutas que comemos a casca

Tenha atenção, pois as bactérias também podem contaminar outras frutas. Se forem frutas que você vai comer a casca como maçã, pera, uvas, você deve colocar primeiro na água sanitária por 15 a 20 minutos, enxaguar e depois colocar no bicarbonato de sódio (um litro de água para uma colhe de sopa de bicarbonato).

A última etapa do bicarbonato é para remover o agrotóxico que permanece na casca do alimento mesmo após a lavagem com água sanitária.