Como limpar corretamente a lancheira

Precisando saber como limpar corretamente a lancheira? Quando as crianças voltam às aulas, começa a tarefa diária do preparo de lancheira. Além da variedade de cada refeição, é preciso ter cuidado na limpeza dos utensílios para evitar que a criança pegue infecção alimentar.

A seguir explicaremos um pouco sobre a limpeza da lancheira e do ambiente para preparo dos alimentos.

Como limpar corretamente a lancheira

como limpar corretamente a lancheira

O principal na hora do preparo é que as superfícies que entrarão em contato com a lancheira estejam limpas. Além disso, suas mãos, utensílios, as frutas e verduras devem ser higienizadas corretamente.

Evite deixar carne crua próxima das frutas e legumes que a criança for levar, pois podem causar contaminação cruzada.

Antes de iniciar o preparo lave as mão com água morna, a higiene é o principal para evitar intoxicação alimentar.

Não deixe os alimentos fora da geladeira, eles precisam ficar refrigerados até a hora que a criança for levar para o colégio. Por exemplo, se você fez sanduíche com queijo ou peito de peru, deixe na geladeira e tire somente na hora que ela estiver saindo.

O controle da temperatura é muito importante, pois se o alimento for deixado em temperatura ambiente, a propagação de bactérias ocorre rapidamente. As bactérias começam a crescer no alimento se ele estiver em temperaturas entre 4,5°C e 60°C, portanto nunca deixe o alimento fora da refrigeração por mais de duas horas (se onde você mora for 33°C ou maior, não deixe mais do que uma hora).

Para deixar a lancheira segura e evitar bactérias, peça à criança para jogar fora os restos que não tiver comido. O mesmo vale para plástico filme ou guardanapo que tenha colocado dentro da lancheira, eles também precisam ser descartados com as sobras perecíveis assim que a criança acabar de comer.

No caso de lancheira muito suja, deixe-a de molho na água sanitária própria para alimentos por 15 a 20 minutos, colocando uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água. A água sanitária irá desinfetar a lancheira.

Se os pais ou responsáveis tomarem estes cuidados ao prepararem a lancheira da criança, a chance de intoxicação alimentar será muito pequena.