Pode recongelar alimentos ou é perigoso?

Pode recongelar alimentos ou é perigoso? De vez em quando tiramos alguma refeição do freezer mas por algum motivo acabamos não comendo ou acaba sobrando uma grande quantidade. Sendo assim, ficamos na dúvida se podemos voltar a comida para o freezer ou não.

Será que tem algum problema em descongelar a comida e depois congelar novamente? Neste post explicamos o que você pode ou não fazer ao descongelar a comida.

Pode recongelar alimentos ou é perigoso?

Pode recongelar alimentos ou é perigoso

Existem alimentos que não ficam bons se forem descongelados e congelados novamente, pois sua textura é modificada, ficando desagradável para comer. Alguns exemplos são produtos como leite, sorvete e maionese.

Sucos concentrados de qualquer fruta não podem ser recongelados pois eles fermentam ao descongelar, ficando com um alto risco de serem contaminados por bactérias e toxinas.

Outros alimentos como carnes de frango, boi ou frutos do mar podem ser descongelados e recongelados, pois a textura não modifica muito. Mas atenção! Você só pode fazer isso se eles foram descongelados na geladeira de um dia para o outro! Nunca faça isso se deixou a carne em temperatura ambiente ou usou algum descongelamento rápido como micro-ondas, pois o risco de bactérias é muito grande.

Também não se deve recongelar alimentos que já foram descongelados e aquecidos! Portanto sobras de refeições descongeladas não podem ser recongeladas. O risco de contaminação é muito grande.

É importante lembrar que o sabor e a textura sempre são afetados com o recongelamento. Mesmo nas carnes ocorre mudança, pois quando os alimentos são congelados as células se expandem e podem explodir, deixando o alimento molenga e sem sabor. Por isso os alimentos frescos são sempre mais gostosos.

Quanto mais vezes você congela o alimento, mas células sofrem alteração, diminuindo o sabor e perdendo umidade. Eles podem estar bons para comer, mas o aspecto e textura na boca não será agradável.

Cada alimento pode ser armazenado por um certo tempo no congelador até que comece a perder suas qualidades. Alguns exemplos:

  • Carne de boi ou frango moída devem ficar no máximo 4 meses no freezer;
  • Linguíça, salsicha, bacon devem ficar no máximo 2 meses no freezer;
  • Restos de pratos cozidos devem ficar no máximo 3 meses.

É importante marcar os alimentos com caneta para saber o dia em que foi realizado o congelamento. Não deixe o alimento dentro do freezer indefinidamente!

É verdade que os alimentos perdem nutrientes ao serem congelados?

Isso é mentira, os alimentos congelados mantêm seus nutrientes melhor do que os frescos ou enlatados, desde que sejam manuseados corretamente.

Mas pode ocorrer perda de nutrientes em algums alimentos como os legumes, que ocorre perda de 50% da vitamina C ao serem congelados.

Mas neste caso, mesmo se deixados em temperatura ambiente, ocorre perda de 75% da vitamina C em uma semana. Portanto o congelamento acaba sendo uma opção melhor se você não for comer rapidamente o legume.

O congelamento é uma das melhores formas de armazenamento para preservar a integridade nutricional do alimento.