O que é treinamento vesical?

O que é treinamento vesical e quem precisa fazer? Qual o intuito desse treinamento? Neste post falaremos sobre o treinamento vesical, que é uma maneira efetiva de tratar a incontinência urinária, fazendo o paciente recuperar a confiança quanto à sua capacidade de controlar a bexiga.

O que é treinamento vesical

O intuito desse treinamento é aumentar a quantidade de vezes entre o esvaziamento da bexiga e a quantidade de líquidos que a bexiga pode reter. Ele também pode diminuir a incontinência urinária e o senso de urgência associado ao problema.

Neste treinamento a pessoa precisa ter um horário fixo para micção, sentindo vontade ou não. Se você sentir vontade de urinar antes do intervalo, a pessoa deve usar técnicas de supressão como o relaxamento e exercícios de Kegel.

Conforme a pessoa consegue controlar a bexiga, vai-se aumentando o intervalo de 15 a 30 minutos até que a pessoa consiga ficar confortável por até quatro horas. A dica que os médicos dão é fazer um diário com os horários da micção, pois facilita para o médico determinar o momento correto para o treinamento. Registre apenas os horários das micções, não há necessidade de registrar o volume.

O que é treinamento vesical
O que é treinamento vesical, como fazer?

Portanto esse treinamento é indicado para mulheres com incontinência urinária de urgência ou mista, ou diagnóstico do problema tem que ser feito por um médico. Não se tem evidências da eficácia em homens.

Passos para o treinamento

  • Comece esvaziando a bexiga pela manhã, assim que acordar.
  • Vá no banheiro nos horários que discutiu com seu médico. Aguarde o próximo horário antes de urinar novamente. Esvazie a bexiga, mesmo que não esteja com vontade. Siga a programação enquanto estiver acordado. Durante a noite vá ao banheiro apenas de acordar e achar que não vai aguentar.
  • Se sentir vontade de urinar antes do próximo horário, use técnica para suprimir a urgência urinária (exercício de contração dos músculos do assoalho pélvico cinco vezes, faça o movimento de contração, mantenha contraído e conte 6 segundos, repita) ou use técnica de relaxamento respirando profundamente. Se possível sente até que a vontade passe.
  • Se a vontade passar, continue no horário programado.
  • Se você não vai aguentar, espere cinco minutos, depois vá andando lentamente para o banheiro. Depois de urinar, volte ao horário programado. Repita esse processo sempre que sentir vontade fora do horário.
  • Quando atingir seu objetivo inicial, aumente gradualmente o tempo entre o esvaziamento da bexiga em intervalos de 15 minutos. Tente aumentar este intervalo a cada semana. Mas é você que tem que reparar o momento certo para modificação deste intervalo. Vá aumentando o intervalo até que atingir intervalo de três a quatro horas entre cada micção.

Poderá levar de seis a doze semanas para atingir seu objetivo. Não desanime se não conseguir cumprir no início, é normal! Conforme prosseguir com o treinamento, você irá reparar que as coisas vão melhorando.

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