Como limpar o micro-ondas

Como limpar o micro-ondas para evitar que contamine outros alimentos? A sujeita do micro-ondas pode propagar bactérias perigosas para saúde? Qual a maneira correta de remover a sujeira do micro-ondas para não permitir proliferação destas bactérias nocivas? Será que precisa ser limpo a cada uso?

Neste post daremos algumas dicas sobre a limpeza do micro-ondas para você não correr riscos e nem sua família.

Como limpar o micro-ondas

Como limpar o micro-ondas

Sabe-se que o micro-ondas absorve a água dos restos de alimentos, não permitindo a propagação das bactérias. Mas uma pesquisa mostrou que havia bactéria E.Coli dentro do micro-ondas sujo.

Às vezes o alimento não é aquecido na temperatura suficiente para matar as bactérias, elas podem crescer e produzir toxinas que não morrem com o calor.

Por isso não é recomendável deixar respingos de comida espalhados pelo micro-ondas, pois podem causar contaminação cruzada e intoxicação alimentar. Por exemplo, se você deixar gotas de sangue de carne que foi descongelada e depois colocar um prato ou pote no micro-ondas, o perigo é grande de contaminar o outro utensílio e as bactérias serem espalhadas nos locais onde encostar o utensílio.

A sujeira também pode contaminar a parte externa do micro-ondas principalmente o puxador, e toda vez que alguém abrir o eletrodoméstico, estará espalhando as bactérias. Ou seja, o micro-ondas está repleto de germes e precisa ser limpo regularmente!

O mais importante, passe o papel toalha, pano ou esponja úmida após cada uso, principalmente se tiver respingado alimento!

Limão ou vinagre e detergente

Use limão ou vinagre para uma limpeza mais profunda, em caso de respingos presos. Para isso misture uma xícara de água com várias colheres de sopa de vinagre ou suco de limão ou até laranja. Coloque a xícara no micro-ondas e aqueça na temperatura mais alto por uns dois a três minutos.

A mistura vai criar um vapor dentro do micro-ondas amolecendo os respingos que estão endurecidos. Depois passe pano ou esponja limpa e água morna para remover.

Depois que remover os respingos, passe esponja com água e detergente de louça. Tenha certeza de remover toda a sujeira, e passe papel toalha para secar.

Veja também: Ofertas de micro-ondas na Amazon.