Como se prevenir contra reações alérgicas

Como se prevenir contra reações alérgicas ao preparar uma refeição? Quais cuidados precisamos ter ao prepararmos refeições para pessoas alérgicas para não permitir que os alimentos sejam contaminados, passando os alérgenos que podem ser fatais.

A reação alérgica acontece quando o corpo decide que uma substância não deve ser permitida no seu corpo, essa substância é o alérgeno. Quando ele entra no corpo, o sistema imunológico libera anticorpos que atuam como mensageiros das células, informando que a substância precisa ser interrompida. Neste momento as células liberam histamina causando expansão dos vasos sanguíneos, desencadeando a reação alérgica. A reação alérgia varia em gravidade mas todas possuem risco de morte.

Como se prevenir contra reações alérgicas

Muitas pessoas não lembram, mas a contaminação cruzada é uma das principais maneiras de transferência de alérgenos de um alimento para outro. Se você cortar camarão na tábua e depois usar a mesma tábua para cortar o frango, você estará contaminando o frango com resquícios de camarão, que pode ser fatal para uma pessoa alérgica ao camarão.

Além da tábua, a faca, panelas e outros utensílios também podem causar contaminação cruzada.

Como se prevenir contra reações alérgicas
Como se prevenir contra reações alérgicas

Ao preparar os alimentos:

  • sempre verifique os ingredientes para ter certeza que não tem nenhum alérgeno e não trazer risco para a pessoa que vai comer;
  • sempre que possível use frigideiras, panelas, tábuas próprias para não permitir que o alérgeno passe de um para outro;
  • caso entre contato com algum alimento que contenha alérgeno, troque as luvas ou lave bem as mãos para não passar para os outros alimentos.

Os principais alérgenos alimentares são amendoim, ovos, laticínios, trigo, marisco, peixe, soja e nozes. Além das reações alérgicas algumas pessoas possuem doença ou alguma sensibilidade a certos alimentos como, por exemplo, os celíacos que possuem intolerância ao glúten, não podendo comer nada que contenha trigo, cevada e centeio.

É muito importante que a pessoa que trabalha com a cozinha esteja preparada e prevenida, pois nos dois casos será preciso cuidados especiais. Ninguém quer complicar mais ainda a vida da pessoa alérgica, que já não é nada fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.