Tratamento caseiro para aftas

Será que é possível fazer tratamento caseiro para aftas? Neste post, tentaremos esclarecer as suas dúvidas, uma vez que muitas pessoas preferem tratamentos caseiros ao usar remédios ou outros produtos químicos.

A Estomatite aftosa recorrente, mais conhecida como afta, é uma ferida superficial no interior da boca ou nas gengivas que pode causar muita dor e ardência.

Normalmente são pequenas e brancas com um vermelho em volta. Elas não são contagiosas e podem sumir e reaparecer a qualquer momento.

Algumas são causadas a partir de pequenas lesões já existentes como, por exemplo, ao escovar os dentes e bater na gengiva. Isto acontece pois as células de defesa tentam curar o machucado e causam uma reação inflamatória, que chamamos de afta.

Elas também podem aparecer por causa de estresse, alguns tipos de alimentos, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e se a pessoa tiver tendência genética.

Veja agora alguns tratamentos caseiro para aftas, que você experimentar para tentar a curar a afta mais rápido.

ATENÇÃO! Sempre fale com seu médico sobre qualquer problema que tiver e tenha certeza que o que você tem é afta! Não aplique produtos em cima de lesões das quais você não tenha certeza do que é!

Tratamento caseiro para aftas

A afta normalmente se cura sozinha, mas você pode usar alguns remédios caseiros para aliviar a dor e inflamação.

Uma das dicas mais conhecidas é utilizar o bicarbonato de sódio. Se a afta for pequena você pode aplicar um pouquinho de bicarbonato em cima da afta, mas dói!! Se acha que a dor vai ser insuportável, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com meio copo de água e bocheche. Quem não tiver bicarbonato pode usar sal. Repita no dia para aliviar a dor.

Caso esteja com muita dor quebre gelo e coloque na boca, ou aplique pedra de gelo em cima da afta aos poucos. O gelo anestesia a dor.

Quem gostar de cravo da índia pode deixar um na boca, ele também serve para anestesiar a dor provocada pelas aftas.

O óleo de melaleuca também pode ser utilizado para ajudar a curar a afta. Aplique em cima da lesão e deixe agir.

Tratamento caseiro para aftas
Tratamento caseiro para aftas

Tratamento caseiro para aftas com leite de magnésia

O leite de magnésia pode ser utilizado para acelerar a cicatrização. Aplique diretamente em cima da afta usando uma bolinha de algodão. Quem preferir pode misturar o leite de magnésia com Benadryl e usar para bochechar. Mas atenção, benadryl é remédio, tenha certeza que pode utilizá-lo!

Que preferir pode utilizar sprays próprios para curar afta, atualmente existem vários disponíveis no mercado. Flogoral é um exemplo deles.

Escove os dentes e passe enxaguante bucal sem álcool, a limpeza da boca ajuda a curar e evitar outros episódios de aftas.

Se você costuma ter este tipo de lesão várias vezes, verifique se utiliza pasta de dente com SLS (lauril sulfato de sódio), algumas pessoas desenvolveram aftas ao usar pastas com este componente.

Evite comidas e bebidas ácidas ou comidas apimentadas pois podem agravar o problema.

Tipos de aftas

É importante lembrar que existem dois tipos de aftas. A afta minor mais comum que mede de 2 a 8 milímetros e a afa major, que é mais rara e mede 1 centímetro ou mais. A minor costuma desaparecer em, no máximo, duas semanas. Já a major pode demorar até 2 meses.

Fale com seu médico

Você precisa entrar em contato com seu médico ou dentista para falar sobre a afta se:

  • A afta for muito grande;
  • A afta estiver se espalhando;
  • A afta estiver demorando 3 ou mais semanas para sumir;
  • Se estiver com dor insuportável mesmo sem comer comidas ou tomando remédio;
  • Se estiver com dificuldade para beber líquido;
  • Se estiver com febre alta assim que apareceu a afta.

Em casos graves pode ser necessário uso de antibiótico ou anti-inflamatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.