Anemia na gravidez, o que fazer?

Anemia na gravidez, o que fazer? É comum a mulher grávida ter anemia? Pode ser perigoso para o bebê? A seguir explicaremos sobre as causas da anemia durante a gravidez e como prevenir.

Na segunda metade da gravidez é normal o corpo produzir mais glóbulos vermelhos para suprir o suficiente para você e o bebê. Esses glóbulos vermelhos usam o ferro como núcleo.

O ferro não pode ser produzido pelo seu corpo, ele precisa ser absorvido dos alimentos que você come. Apesar de ser encontrado em vários alimentos, sua absorção não é fácil, o que acaba sendo insuficiente para suprir suas necessidades.

Quando a pessoa não tem ferro suficiente na alimentação, produz menos glóbulos vermelhos, esta deficiência que é chamada de anemia.

O corpo também precisa do folato para produzir células sanguíneas saudáveis, já estes podem ser encontrados na maioria dos vegetais verdes e são facilmente absorvidos pelo corpo.

Causas da anemia na gravidez

  • Pouca ingestão de alimentos ricos em ferro e folato;
  • Maior destruição de glóbulos vermelhos que podem ocorrer durante alguma doença.

Quais os sinais e sintomas da anemia na gravidez?

Não existe sintoma específico, somente quando a anemia é grave pode ocorrer cansaço e fraqueza.

Como prevenir a anemia?

  • Coma alimentos ricos em ferro como carne, frango, peixe, ovos, feijões secos e grãos fortificados. O ferro presente nas carnes é absorvido mais facilmente pelo corpo do que o ferro contido nos vegetais. Se você come carne, aumentar a quantidade de carne que consome é a maneira mais fácil de aumentar o ferro no corpo.
  • Coma alimentos ricos em ácido fólico como feijão, vegetais de folhas verde-escuras, gérmen de trigo e suco de laranja.
  • Procure incluir em sua alimentação produtos ricos em vitamina C como frutas cítricas e vegetais frescos e crus.
  • Tome multivitamínico pré-natal que contém folato (se necessário, com recomendação médica).

Precisa tomar suplementos de ferro?

Em alguns casos é necessário o uso de suplementos, mas é preciso verificar com o médico. Não tome suplementos por conta própria, ainda mais durante a gravidez. Normalmente o multivitamínico pré-natal é suficiente. Somente se a mãe estiver anêmica é recomendado o uso do suplemento.

Evite tomar suplemento de ferro sem ingerir nenhum alimento, pois pode atacar o estômago. Não beba com leite ou iogurte.

Alimentos ricos em ferro

A Ingestão Diária Recomendada de ferro para mulheres grávidas é de 30 mg. Alguns alimentos ricos em ferro que vão ajudar a atingir esta quantidade são:

  • Alimentos com 0,5 a 1,5 mg de ferro:
    • Frango, 85 gramas.
    • Ervilha, meia xícara.
    • Suco de tomate, 170 gramas.
    • Brócolis, meia xícara.
    • Couve de bruxelas, meia xícara cozida.
    • Pão integral, 1 fatia.
    • Damasco desidratado, 5 pedaços.
    • Framboesas, 1 xícara.
    • Morangos, 1 xícara.
  • Alimentos com 1,6 a 3 mg de ferro:
    • Filé mignon, 85 gramas.
    • Batata cozida com a casca.
    • Feijão roxo, meia xícara cozida.
    • Feijão de lima, meia xícara cozida.
    • Feijão branco, meia xícara cozida.
    • Flocos de aveia, 1 xícara cozida
    • Passas meia xícara.
  • Alimentos com 3 a 12 mg de ferro:
    • Mexilhão, 4 grandes ou 9 pequenas.
    • Ostras, 6 médias.
    • Espinafre, meia xícara cozida.
    • Cereais fortificados, 1 xícara.

Outras fontes de ferro

  • Todos tipos de fígado, menos o de peixe (mas não coma mais do que uma vez por semana).
  • Carne magra de boi, vitela, porco e cordeiro.
  • Todos tipos de legumes e verduras verdes.
  • Beterraba.
  • Chucrute.
  • Tofu.
  • Lentilhas.
  • Farinha de soja.
  • Massas enriquecidas.
  • Melaço e outros açúcares não refinados.

As dicas que oferecemos no site são para informação, sempre converse com seu médico para ter certeza que está fazendo o correto para o seu caso.

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