Sal de fruta serve para quê? O que ele faz no organismo?

Sal de fruta serve para quê? Muitas pessoas começam a sentir o estômago “reclamando” e já saem correndo para tomar sal de frutas. Mas o que será que o sal de fruta faz no organismo? Ele alivia mesmo a queimação no estômago? É perigoso para quem tem gastrite? A seguir falaremos mais sobre o sal de fruta, quando e como deve ser usado.

Sal de fruta serve para quê

O sal de fruta normalmente é composto por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. O mais conhecido é o Eno mas existem outras marcas que podem ter a composição um pouco diferente.

Normalmente é indicado para alívio de indigestão, enjoo e flatulência. Alguns sintomas que ele ajuda a aliviar são:

  • azia;
  • mau-estar;
  • inchaço;
  • ácido ou comida subindo pela garganta.

Ele consegue aliviar os sintomas devido aos componentes presentes em sua composição, que trabalham para regular o nível de pH no estômago, neutralizando o ácido estomacal. Isso alivia a irritação e acalma o estômago, ajudando o sistema a voltar ao normal.

Sal de fruta serve para quê? O que ele faz no organismo?
Sal de fruta serve para quê? O que ele faz no organismo?

Qual a dose recomendada? Pode tomar sal de fruta até melhorar o problema?

O recomendado é tomar 5g de sal em 200mL de água (temperatura ambiente), espere dissolver e beba de uma vez só. Pode repetir depois de duas horas, mas nunca tomar mais do que duas doses dentro de 24 horas!

Só use quando estiver com sintomas.

O uso máximo é de 14 dias, portanto não! Você não pode tomar até melhorar os sintomas, pois se não melhorar dentro desses 14 dias pode ser algum problema mais grave e você estará apenas mascarando os sintomas.

Por que não pode ingerir sal de fruta indefinidamente?

Pois você poderá estar mascarando sintomas de outras doenças como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico e outros. O sal de fruta não cura gastrite e nem serve para amenizar os problemas causados por ela, no caso da gastrite é preciso tomar outros remédios e, em alguns casos, até antibiótico.

Caso o problema não melhore dentro de dois a três dias, entre em contato com o seu médico.

Tem contraindicação?

Sim, pessoas com pressão alta não podem tomar sal de frutas, pois ele pode aumentar a pressão. Também não é recomendado para pessoas com problemas de coração, fígado ou rins, ou pessoas em dieta restrita em sódio.

Crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas também não devem tomar sal de frutas. A não ser que seja recomendado pelo médico.

Portanto use sal de fruta apenas quando sentir os sintomas de inchaço, azia, queimação no estômago e ácido subindo na garganta. Não adianta nada ficar ingerindo doses antes para se prevenir, pois o sal de fruta não funciona para prevenção. Para prevenção é necessário modificar hábitos alimentares e reduzir estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.