Sal de fruta serve para quê? O que ele faz no organismo?

Sal de fruta serve para quê? Muitas pessoas começam a sentir o estômago “reclamando” e já saem correndo para tomar sal de frutas. Mas o que será que o sal de fruta faz no organismo? Ele alivia mesmo a queimação no estômago? É perigoso para quem tem gastrite? A seguir falaremos mais sobre ele, quando e como deve ser usado.

Sal de fruta serve para quê?

Sal de fruta serve para quê

O sal de fruta normalmente é composto por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. O mais conhecido é o Eno. Existem outras marcas que podem ter a composição um pouco diferente, mas que proporcionam o mesmo efeito.

É indicado para alívio de indigestão, enjoo, mal estar, inchaços, azia e flatulência.

O que traz o alívio dos sintomas são os componentes presentes em sua fórmula, que trabalham para regular o nível de pH no estômago, neutralizando o ácido estomacal. Assim, diminui-se a irritação e acalma-se o estômago, ajudando o sistema digestivo a voltar ao normal.

Qual a dose recomendada? Pode tomar sal de fruta até melhorar o problema?

O recomendado é tomar 5g em 200mL de água (temperatura ambiente). Espere dissolver e beba de uma vez só. Pode repetir depois de duas horas, mas nunca tomar mais do que duas doses dentro de 24 horas!

Só use quando estiver com sintomas.

O uso máximo é de 14 dias. Portanto, não, você não pode tomar por mais de duas semanas, pois caso não melhore dentro desses 14 dias é possível que algum problema mais grave exista.

Por que não pode ingerir sal de fruta indefinidamente?

Pois você poderá estar mascarando sintomas de outras doenças como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico e outros. O sal de fruta não cura gastrite e nem serve para amenizar os problemas causados por ela. Em caso da gastrite é preciso tomar outros remédios e, em alguns casos, até antibióticos.

Caso o problema não melhore dentro de dois a três dias, já entre em contato com o seu médico.

Tem contraindicação?

Sim. Pessoas com hipertensão não podem tomar sal de frutas, pois ele pode aumentar a pressão. Também não é recomendado para pessoas com problemas de coração, fígado ou rins, ou ainda pessoas em dieta restrita em sódio.

Crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas também não devem tomar sal de frutas. A não ser que seja recomendado pelo médico.

Portanto, use sal de fruta apenas quando sentir os sintomas de inchaço, azia, queimação no estômago e ácido subindo na garganta. Não adianta nada ficar ingerindo doses antes para se prevenir, pois o sal de fruta não funciona para prevenção. O ideal é modificar hábitos alimentares e reduzir o estresse.