Benefícios do edamame para a saúde

Quais os benefícios do edamame para a saúde? Muitas pessoas não sabem, mas o edamame é a soja ainda na vagem verde, que ainda não amadureceu. Ela é muito usada no Japão e outros países da Ásia. Mas será que ela ajuda mesmo a emagrecer ou é mentira?

Neste post falaremos sobre os nutrientes presentes no edamame e se ele tem algum malefício para sua saúde.

Benefícios do edamame para a saúde

Benefícios do edamame para a saúde

O edamame é rico em proteínas e fibras. Para ter uma idéia, 100 g de edamame pode conter 120 calorias, 10 g de carboidratos, 5 gramas de fibra e 11 g de proteínas. Além disso é rico em folato e vários minerais, inclusive ferro, magnésio e manganês.

Por isso é tão consumido por vegetarianos e veganos, sendo uma ótima opção de lanche por ser uma fonte de proteína não-animal.

Ele ajuda mesmo a emagrecer?

O edamame pode ser adicionado na dieta por quem quer emagrecer, devido à baixa quantidade de calorias presentes em sua composição. Além disso é rico em fibras, fazendo com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo e consequentemente tenha menos fome.

Benefícios do edamame para diabetes

Alguns estudos mostraram que a soja pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, os danos nos rins e gordura no fígado de pessoas com diabetes.

Ele é pobre em carboidratos em relação à proteína e gordura, também tem índice glicêmico muito baixo, ou seja, não aumenta os níveis de açúcar no sangue, sendo uma boa opção para diabéticos e pessoas que fazem dieta low-carb.

Edamame pode ser bom para colesterol e pressão arterial

Alguns estudos mostraram que o edamame pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e LDL (o colesterol ruim). Outros acreditam que a dieta rica em proteína como a da soja ajuda a reduzir a pressão arterial.

Mas em ambos os casos ainda são necessárias mais pesquisas para poder confirmar que o edamame traz esses benefícios. É preciso também que se analise o edamame especificamente, pois os estudos foram realizados com produtos de soja, que possuem os mesmos compostos que o edamame, mas não foi feito com o próprio edamame.

Edamame pode ajudar a reduzir a perda óssea (osteoporose)

Alguns estudos observacionais descobriram que comer produtos de soja regularmente, que são ricos em isoflavonas, podem reduzir o risco de osteoporose na pós-menopausa. Outro estudo mostrou que mulheres que tomaram suplementos de isoflavona por dois anos tiveram aumento na densidade mineral óssea.

Mas infelizmente outros estudos mostraram que não houve mudança significativa na densidade mineral óssea de mulheres que tomaram suplementos por, pelo menos, um ano.

Por isso é importante não confiar apenas no edamame para deixar os ossos fortes. É imprescindível que você obtenha cálcio suficiente através de outros alimentos e que faça exercícios para fortalecer os ossos.

A soja tem malefícios?

A soja é um alimento controverso. Alguns a consideram ótima para saúde, outros acham que pode ser perigoso e que seriam necessários mais estudos para garantir que ela não cause problemas como câncer de mama, disfunção na tireóide e redução dos níveis de testosterona nos homens. Além disso, a soja pode causar reação alérgica em crianças, deve-se ter cuidado.

Se você quiser consumir soja, o recomendado é adicioná-la na sua alimentação como um complemento e nunca tirar outro alimento saudável da sua dieta e colocar a soja em seu lugar. O edamame não é um alimento milagroso.