Quem se preocupa com a alimentação gosta de saber sobre os benefícios de vegetais, frutas e legumes. Para a saúde dos dentes é muito importante consumir alimentos com cálcio. As pessoas acham que tomando leite e comendo carne é a única maneira de conseguir o cálcio necessário para saúde. Mas se você não costuma comer carne nem é fã de leite vai gostar de saber que alguns vegetais também possuem grande quantidade de cálcio. Conheça agora os vegetais que colaboram para a saúde dos dentes, os que possuem maior quantidade de cálcio.

A recomendação de cálcio por dia para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70 é de 1.000 mg/dia. Já mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 necessitam 1.200 mg/dia.

Vegetais que colaboram para a saúde dos dentes

Soja

Isso mesmo, a soja é rica em cálcio. A cada 100 gramas de grãos de soja você estará consumindo 277 mg de cálcio. É importante consumir em seu estado natural, normalmente os que foram modificados geneticamente têm menos cálcio.

Couve-galega

A couve-galega é um vegetal rico em cálcio, cada 100 g de couve tem 232 mg de cálcio, sendo mais importante para ossos e dentes que o leite de vaca. Ela carrega cálcio e magnésio, que trabalham juntos para formar massa óssea, tendo 9 vezes mais magnésio que o leite. Além disso é rica em flavonóides e carotenóides que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios, contribuindo para prevenção de doenças e antienvelhecimento.

Espinafre

Cada 100 g de espinafre contém 99 mg de cálcio, sendo uma boa opção para adicionar cálcio no seu dia a dia. Também é rico em ferro, sendo recomendado para quem sofre de anemia. Contém ainda vitamina C, vitamina A e vitamina K. Pode ser consumido como salada ou refogado.

Vegetais que colaboram para a saúde dos dentes
Vegetais que colaboram para a saúde dos dentes

Kelp

Kelp é uma alga marinha muito famosa atualmente, considerada um superalimento por ter elevado teor de vitaminas, sais minerais como iodo e cálcio e ser rico em fibras. O iodo é quem regula a glândula tireóide.

Cada 100 g de Kelp contém 168 mg de cálcio.

Brócolis

O brócolis também possui uma boa quantidade de cálcio, não como o espinafre e a couve mas cada 100 g de brócolis contém 50mg de cálcio. É importante tentar consumí-lo cru ou no máximo no vapor, pois se feito cozido ele perde cálcio na água.

Além disso o brócolis é rico em vitamina K que melhora coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio nos ossos, reduzindo a liberação do cálcio na urina.

Agrião

O agrião é outro vegetal rico em cálcio, cada 100 g de agrião tem 120 mg de cálcio. É perfeito para comer na salada com alface. Além disso é rico em antioxidantes e reduz pressão arterial por ser rico em potássio e magnésio.

É importante lembrar que a saúde dos dentes e gengiva afetam a saúde do resto do corpo. Quem não come carne nem leite, é muito importante comer estes vegetais ricos em cálcio. Normalmente vegetais com folhas verdes escuras são ricos em cálcio. Confira outros alimentos ricos em cálcio.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.