Atualmente com tanta correria no dia a dia acabamos não comendo corretamente, esquecendo de comer os alimentos corretos que suprem a necessidade de vitamina diária que nosso corpo precisa. Mas quais são os sinais de deficiência de vitaminas? Quais sintomas aparecem por falta de vitamina no corpo? A fadiga é o problema mais comum em pessoas com níveis de vitamina baixo, podendo ser deficiência de vários tipos de vitamina diferentes. Mas existem outros sintomas importantes que você precisa ficar de olho!

Sinais de deficiência de vitaminas

Dores nos músculos, articulações e ossos

Se você reparar que está tendo dores musculares quase todos os dias e não tiver feito nenhum exercício físico pesado que causasse isto, pode ser que esteja com deficiência de vitamina D. É uma das deficiências mais comuns e difícil de diagnosticar.

Ela também causa problemas nos dentes e ossos, podendo levar a ossos finos e quebradiços ou deformados. Ela é essencial para saúde dos ossos, dentes e músculos.

Os alimentos indicados para obter mais vitamina D são leite e derivados como iogurte e queijos, peixes como salmão ou atum e pegar um pouco de sol todos os dias.

Formigamento nos pés ou redução na sensação de tato

Costuma sentir muito formigamento nos pés que dificultam em andar? Ou percebe que está com a sensação de tato reduzida? Então você pode estar com níveis baixo de vitamina B12. A vitamina B12 é importante para saúde e funcionamento do cérebro e sistema nervoso. A falta dela no corpo faz com que o cérebro tenha dificuldade em se comunicar com os nervos, daí vem a sensação de dormência.

Os alimentos indicados para aumentar o nível de vitamina B12 no corpo são proteínas animais como boi, peixes e galinha. Leite, ovos e queijo possuem quantidade média de vitamina B12. As frutas, vegetais e semente não possuem B12.

Reflexo baixo e coordenação prejudicada

Está reparando que tem dificuldade em reagir rápido para as coisas? Como, por exemplo, alguém joga a chave para você pegar, grita “Pensa rápido!” mas você não consegue pegar a tempo e ela cai no chão? É normal que nem todas as pessoas tenham um reflexo muito rápido. Mas se estiver notando que está prejudicando no seu dia a dia isto pode ser sinal de deficiência de vitamina E no sangue.

A vitamina E, assim como o B12, é necessária para saúde dos nervos. Ela ajuda na comunicação do cérebro com os nervos que controlam os músculos e reflexos.

A principal fonte de vitamina E é o gérmen de trigo que pode ser consumido como óleo. Mas óleo de girassol, sementes de girassol, manteiga de amendoim, avelãs, espinafre, abacate, aspargo também possum um pouco de vitamina E.

Sinais de deficiência de vitaminas
Sinais de deficiência de vitaminas

Problemas com visão noturna

A visão noturna é a habilidade que temos de ver os contornos iluminados com baixíssima intensidade de luz. Nós humanos já não temos muita desta habilidade. Mas se você está sentindo que está com dificuldade para enxergar à noite pode ser que esteja com deficiência de vitamina A.

A vitamina A é necessária para fazer os pigmentos para as células fotorreceptoras nos nossos olhos que ajudam a ver em baixa luminosidade. A deficiência de vitamina A também pode levar ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular causada pela idade.

Os alimentos ricos em vitamina A são folhas verdes como espinafre e couve, cenoura crua, batata doce, ovo, tomates, pimentão verde e vermelho e fígado de vaca.

Machucados que não cicatrizam facilmente

Quando você se corta a ferida demora a cicatrizar? Um cortezinho na mão demora muito tempo para fechar? Seu problema pode ser deficiência de vitamina C. Isto acontece pois as células da pele e outras células que precisam se reproduzir para começar o processo de cicatrização necessitam de vitamina C junto com a vitamina A e zinco para conseguirem cicatrizar a ferida. Se a cicatrização demora a ocorrer aumenta a chance da ferida infeccionar.

Os alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas como limão, laranja, pimentão amarelo cru, abacaxi, melão cantalupo, suco de tomate, morango, mamão, kiwi, goiaba, couve de bruxelas e brócolis.

Se sentir deprimido, triste, sonolento

Se você tem se sentido mais deprimido que o normal pode ser falta de vitamina B1. Assim como a B12, a vitamina B1 é necessária para saúde dos nervos e células do cérebro. Quando tem falta da vitamina B1, também conhecida como tiamina, pode ocorrer problemas psicológicos como depressão. Muito comum em pessoas que sofrem de alcoolismo ou anorexia.

Os alimentos ricos em vitamina B1 arroz, carne de porco, aspargos, couve de bruxelas, nozes, fígado, beterraba, ervilha, gema de ovo, sementes de girassol, espinafre etc.

Ter mau hálito e aftas

Se você costuma ter muito mau hálito ou muita aftas, mesmo escovando os dentes e fazendo limpeza bucal correta, então pode ser que esteja com deficiência de vitamina B3, também conhecida como niacina. A falta desta vitamina leva ao mau funcionamento do fígado. O fígado é necessário para que o estômago e intestino funcionem corretamente. Se ele não funciona corretamente então a pessoa tem má digestão, o que ocasiona o mau hálito e aftas na boca.

Os alimentos ricos em vitamina B3 são fígado, galinha, carne de porco, peru, bacon, peixes gordurosos, queijos, leite, ovos, aspargo, cenoura, brócolis, abacate etc.

É muito importante monitorar qualquer sintoma estranho que estiver sentindo. Alguns são quase impossíveis de reparmos como, por exemplo, a depressão. A pessoa fica deprimida e nem sabe que pode ser um dos sinais de deficiência de vitaminas. Sempre que achar que está com algum sintoma estranho entre em contato com seu médico de confiança.

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.