Alimentos que podem causar intoxicação alimentar

Quais os alimentos que podem causar intoxicação alimentar? É verdade que alguns alimentos são mais propensos a causar doenças e intoxicação alimentar do que outros? Neste post explicaremos sobre os alimentos que podem carregar germes nocivos e podem causar problemas graves de saúde se estiverem contaminados.

Alimentos que podem causar intoxicação

alimentos que podem causar intoxicação alimentar

Os alimentos mais perigosos, que costumam carregar a maior quantidade de germes nocivos à saúde são:

  • Alimentos de origem animal são os que têm mais chance de estarem contaminados, principalmente carnes e aves cruas ou mal cozidas, ovos crus ou levemente cozidos, leite não pasteurizado e frutos do mar crus;
  • Frutas e legumes podem estar contaminados.

Apesar desses alimentos terem maior probabilidade de estarem contaminados, é importante que você saiba que qualquer alimento pode ser contaminado durante o processamento, armazenamento e o transporte. Inclusive na sua própria cozinha, se você preparar perto de carnes cruas ou outros alimentos que podem causar contaminação cruzada.

As carnes cruas de frango, de boi, porco e peru podem deixar você doente e levar até à morte dependendo da gravidade. Uma das bactérias muito comuns na carne de frango é a Campylobacter, que pode causar sintomas parecidos com a gripe e depois quadros diarreicos. Em situações mais graves as pessoas contaminadas desenvolveram Síndrome de Guillain-Barré e a Síndrome de Reiter.

A Campylobacter também está presentes nas outras carnes em menor quantidade. Outras bactérias que podem estar presente são Salmonella, Clostridium perfringens, E. coli, Yersinia e outras.

Algumas dicas do que fazer para evitar a intoxicação:

  • Nunca lave a carne de ave ou de boi antes de cozinhar;
  • Cozinhe a carne até que atinja a temperatura correta;
  • Use termômetro na cozinha para garantir que a carne chegue na temperatura certa, não tem como dizer se a carne está cozida somente pelo seu aspecto;
  • Nunca deixe sobras de alimento fora da geladeira por mais de duas horas, se onde você mora tiver temperatura maior que 32°C não deixe mais do que uma hora.

Frutas e legumes

No caso das frutas e legumes é importante sempre higienizar com a escovinha embaixo da água corrente para remover o máximo de sujeira. Mesmo se for remover a casca você deve lavar antes, para não contaminar a parte interna do alimento. Quando possível use água sanitária para lavar os legumes.

Outros legumes nos quais deve-se ter muito cuidado são com os brotos de alfafa, de feijão e outros. Devem ser cozidos para reduzir o risco de intoxicação e matar os germes que ficam presentes no broto devido à umidade do ambiente.

Leite cru

O leite não pasteurizado pode conter as mesmas bactérias da carne crua, por isso evite ao máximo seu consumo, inclusive de queijos e outros produtos feitos com leite cru. Mesmo que você ferva o leite, não tem como garantir que conseguirá matar todas bactérias.

Ovos podem causar intoxicação

Como a maioria das pessoas já sabem, ovos podem conter Salmonella mesmo quando parecem que estão cozidos mas ainda estão um pouco crus.

Evite consumo de ovo cru inclusive na massa do bolo crua. Sempre cozinhe ovos até que a clara e a gema fiquem firme. Mantenha os ovos refrigerados à 4,5°C ou mais frio.

Frutos do mar

Os frutos do mar devem ser cozidos 63°C e sobras devem ser aquecidas até 74°C, para evitar intoxicação por bactérias. Evite consumo de peixe cru ou outro fruto do mar cru.