Como garantir segurança das lentes de contato

Como garantir segurança das lentes de contato? Quem tem lente de contatos precisa seguir algumas regras para ter certeza de que não irá estragá-la, senão elas poderão causar lesões ou infecções oculares. Neste post daremos algumas dicas para que as lentes não se tornem um problema para sua visão.

Como garantir segurança das lentes de contato

garantir segurança das lentes de contato

Exames e ajustes da lente

É muito importante que você faça o exame com oftamologista para pegar a receita correta do tipo de lente que precisa usar.

Depois será necessário fazer um exame para ajustar as lentes de contato. Normalmente o ajuste das lentes é um exame separado do exame normal no oftamologista. Neste exame é feita medição da curva e diâmetro dos olhos, para decidir o tamanho e tipo de lente adequada.

Após a medição, o médico informará que as lentes precisam ser limpas todos os dias, irá ensinar a colocá-las nos olhos e explicará sobre o armazenamento das lentes. Se elas forem armazenadas de maneira errada podem causar danos na sua visão.

Serão alguns dias de teste, se você não se adaptar o médico recomendará outro tipo de lente até encontrar uma que você se adapte.

Cuide bem das lentes de contato

Uma das questões mais importantes das lentes é justamente a higiene, se a pessoa não fizer a limpeza correta não irá conseguir usá-las por muito tempo. Não estamos falando apenas da limpeza da lente, mas também da higiene pessoal. Nunca pegue as lentes sem lavar as mãos, senão poderá causar infecção nos olhos.

Se você acha que não vai ter muita paciência para cuidar direito, então teste as lentes de contato descartáveis. São lentes que você usa por um dia e joga fora, portanto não precisam ser limpas.

Compre lentes de contato de boa qualidade

Evite comprar lentes de contato online a não ser que seja em local confiável, que alguma pessoa conhecida já tenha comprado. Sempre procure por revendedores autorizados das marcas conhecidas, para não correr risco de comprar uma lente falsificada ou vencida.

Siga as instruções de cuidados da lente

Toda lente de contato vem com instruções dos cuidados que ela precisa, tipos de soluções de limpeza, armazenamento, de quanto em quanto tempo precisam ser trocadas e outros detalhes. É muito importante seguir o recomendado para que as lentes durem por mais tempo.

Lembrando que o principal é a higiene das suas lentes e a higiene, caso esteja notando vermelhidão nos olhos ou desconforto, pode ser culpa de sujeira das mãos que passaram para as lentes. Nunca passe saliva ou água da bica como as pessoas costumam fazer nos óculos!

Sempre substitua na data recomendada

Sempre siga o conselho do médico ou as instruções de uso quanto à data de substituição das lentes. Se você usar as lentes além do tempo permitido, poderá causar lesões graves na córnea. Por exemplo, existem lentes descartáveis que podem ser usadas por apenas um dia, outras por 15 dias e outras 30 dias. Verifique nas instruções da sua para ter certeza de não passar do tempo permitido.

Portanto, se você está pensando em usar lentes de contato, lembre-se sempre de fazer os exames corretos primeiro para ter certeza que irá comprar o formato e tipo adequado, senão será um processo penoso e você acabará ficando intolerante às lentes.