Dicas para corredores que usam lentes

Neste post trazemos algumas dicas para corredores que usam lentes. Será que pode correr de lentes ou machuca os olhos? Tem que usar alguma lente específica? Posso jogar água no rosto? Os cuidados que você precisa ter ao correr sem ocorrerem problemas inesperados com os olhos.

Dicas para corredores que usam lentes

Dicas para corredores que usam lentes

Você pode correr com as lentes

A maioria dos corredores que têm problema de visão usam lentes de contato, pois são mais confortáveis para correr do que os óculos. Os óculos causam desconforto pois podem ficar caindo devido ao suor e ainda bloquear a visão com calor do corpo, que embaça as lentes.

Ficar puxando os óculos para posição correta ou limpar as lentes enquanto corre é irritante! Por isso, caso você seja corredor e ainda não esteja usando lentes de contato, pode ser hora de tentar se adaptar às lentes, com elas você poderá se concentrar apenas na corrida.

Use lentes apropriadas

Várias pessoas costumam correr com as lentes diárias que são gelatinosas e descartáveis, principalmente se usa óculos no dia a dia e coloca lentes apenas para eventos esportivos.

As lentes diárias são uma ótima opção para corredores, pois dão uma visão mais nítida. Além disso se o corredor costuma suar em excesso, essas lentes impedem que o suor escorra para os olhos e cause dor na vista (como pode ocorrer nas rígidas).

Mas sempre teste a lente para ver qual você irá se adaptar, converse com seu oftalmologista.

Se você está começando, vá com calma

Se você usa lentes e está começando a correr, não precisa sair correndo quilômetros, é preciso se acostumar para ver se terá algum problema com as lentes nos olhos.

Comece aos poucos, correndo duas vezes na semana, depois aumente, para não correr risco e se machucar ou sofrer esgotamento. Lembre-se de começar com uma caminhada rápida e aumentar a velocidade após alguns minutos para aquecer.

Evite jogar água nos olhos

Se você estiver correndo e quiser jogar água no rosto devido ao calor, evite jogar água nos olhos! A água pode causar o deslocamento das lentes, deixando a visão embaçada ou causando irritação. Além disso a água pode dificultar a entrada de oxigênio na lente, o que pode resultar em infecção.

Se for entrar na água, coloque óculos para água que fique bem apertado para não permitir que a água entre em contato com as lentes.