O que levar em conta antes de escolher a lente de contato?

O que levar em conta antes de escolher a lente de contato? Quais considerações devo levar em conta para decidir o tipo de lente de contato que vou usar? A seguir falaremos um pouco sobre o que os oftalmologistas costumam verificar para decidir a lente de contato mais recomendada para cada caso.

O que levar em conta antes de escolher a lente de contato

O que levar em conta antes de escolher a lente de contato

Frequência de uso

O principal fator que a pessoa terá que verificar é com que frequência irá utilizar as lentes. Irá usar as lentes apenas nos finais de semana, todos os dias ou apenas para ocasiões especiais?

Normalmente o médico irá recomendar lentes macias que podem ser utilizadas quantas vezes quiser. Mas se tiver que utilizar as lentes rígidas, então o ideal será usar todos os dias para os olhos se acostumarem.

Nitidez da visão

Quem quiser ter uma visão mais nítida, o ideal é usar as lentes rígidas gás permeáveis. Elas proporcionam uma visão mais clara e são mais adequada para pessoas com astigmatismo. Mas mesmo que não tenha astigmatismo, a pessoa pode usar este tipo de lentes.

Você terá que experimentar no consultório médico para se decidir entre rígida e macia, lembrando que a rígida provavelmente terá que ser usada todos os dias para os olhos se acostumarem.

Cuidados com as lentes de contato

É muito importante seguir as recomendações de uso das lentes que escolher, pois evitará infecção nos olhos e úlcera da córnea. O médico irá informar a solução correta para a limpeza das suas lentes e como essa limpeza deve ser feita.

As lentes de contato descartáveis têm menor risco de infecção pois o período de uso é menor. Faça a limpeza completa da lente, principalmente das que não são descartáveis e nunca use após a data de validade.

Lentes de contato de uso prolongado ou descartáveis

Quem não tem muita paciência para ficar tirando as lentes todos os dias para dormir, pode optar pela lente de contato de uso prolongado que não precisa ser removida durante a noite. Mas nem todos podem usar este tipo de lente. Somente seu médico poderá dizer se seus olhos vão suportar o uso delas.

Se usa lentes de óculos bifocais

Normalmente pessoas com mais de 40 anos precisam usar lentes para perto e para longe, as chamadas lentes bifocais. Por isso os óculos bifocais têm feito tanto sucesso, uma vez que a pessoa não precisa ficar trocando os óculos para ler, para andar na rua ou fazer outras tarefas.

Já existem no mercado lentes bifocais e multifocais gelatinosas e rígidas permeáveis aos gases. As multifocais fazem uma transição gradual entre graduação de leitura de perto e uma visualização à distância, pois tem várias graduações em uma só lente.

Já as lentes bifocais têm uma borda nítida entre as zonas graduadas de visão de perto e de longe da lente. Nem todo mundo consegue se adaptar às multifocais.

Muitas pessoas preferem as lentes de contato para monovisão como substituto às lentes multifocais e bifocais. Elas corrigem a presbiopia, sintoma do envelhecimento dos olhos.

Preço das lentes

Lentes de contato são bem caras, portanto o preço também é um fator que a pessoa precisa levar em conta antes de decidir. Lembre-se que as descartáveis terão que ser substituídas com mais frequência, podendo sair mais caro do que outras que podem ser usadas por longos períodos. Além das lentes você irá precisar comprar as soluções para manter a lente limpa, já que elas não são vendidas com as lentes.

Alergia nos olhos

Mesmo que você sofra de olhos secos ou tenha alergias nos olhos de vez em quando, sempre existe um tipo de lente que deve se adequar às suas necessidades.

Converse com o médico sobre os problemas que tiver para chegarem à uma conclusão juntos. Normalmente as lentes de contato descartáveis são indicadas para pessoas com olhos secos ou que tem muita alergia. Como é de uso curto, o risco de infecção será menor.

Em todos os casos é preciso conversas com o médico para decidir, provavelmente você não encontrará a lente ideal de primeira, talvez sejam necessárias outras tentativas, o importante é não desistir até encontrar a que melhor lhe agrade.

As dicas que oferecemos no site são para informação, sempre converse com seu médico para ter certeza que está fazendo o correto para o seu caso.