O que não fazer ao usar lentes de contato

Com o passar dos anos mais e mais pessoas estão sofrendo de perda de visão e precisando usar lentes de contato. Para se acostumar com os cuidados das lentes é simples, o problema é não se acostumar com os hábitos negativos. É importante saber o que não fazer ao usar lentes de contato e o que não fazer com as próprias lentes, pois esses hábitos negativos só servem para prejudicar as lentes e sua visão.

Neste post falaremos sobre os hábitos negativos mais comuns dos usuários de lentes de contato e porque você deve fazer o possível para evitá-los.

O que não fazer ao usar lentes de contato

O que não fazer ao usar lentes de contato

Usar solução antiga

Após a utilização da solução no potinho da lente, ela deve ser imediatamente descartada! É o mesmo que ocorre com as louças sujas, você não vai usar água suja de uma louça para lavar outra. A solução suja contém sujeiras e resíduos que foram removidos da lente durante a noite.

Sempre coloque as lentes para serem lavadas corretamente em solução limpa, se não fizer isso poderá ocasionar infecções oculares dolorosas e incômodas.

Lavar as lentes com algo que não seja a solução

Alguns usuários limpam as lentes com água corrente ao invés da maneira correta de sanitização. Para quem não sabe, a solução de lentes de contato contém produtos químicos importantes que limpam a lente por completo, deixando-as estéreis e seguras para colocar nos olhos.

Água mineral e saliva contém milhares de germes que contaminam as lentes, podendo resultar em infecção ocular grave.

Dormir com as lentes

Apesar dos oftalmologistas explicarem que não se deve dormir com lentes de contato, a não ser que sejam fabricadas para isso, muitos usuários de lente dormem com elas.

O que acontece é que durante a noite as pálpebras fornecem umidade aos olhos, ao mesmo tempo que ajuda a relaxar e limpar os germes que possam estar presentes. Ao deixar as lentes nos olhos durante o sono, elas absorverão a umidade das pálpebras, o que pode ocasionar incômodo nos olhos pela manhã. Evite o uso de lentes quando for dormir, a não ser que sejam próprias para isso.

Tomar banho ou nadar com lentes

Sempre tire as lentes de contato se estiver nadando ou realizando alguma atividade na água. As lentes foram construídas para reter a umidade, elas acumulam a água que chegam perto delas.

Porém a água do chuveiro, da piscina, do mar, contém várias bactérias que podem prejudicar seus olhos, principalmente em caso de exposição prolongada, podendo resultar em irritação e problemas na visão.

Usar as lentes por mais tempo que o determinado

Muitos usuários esquecem de tirar as lentes de contato dos olhos antes de dormir por estarem cansados demais ou por terem ingerido muita bebida alcóolica, ou por algum outro motivo. O esquecimento leva aos olhos secos e irritados.

Todas lentes de contato possuem ciclos de substituição que devem ser seguidos rigidamente. Se as lentes são diárias não devem ser usadas por mais do que um dia. Se forem semanais não ultrapasse os sete dias, nunca use por mais tempo pois isso pode reduzir severamente a quantidade de umidade que ela fornece aos seus olhos.

Remova as lentes e coloque os óculos, assim evitará o uso prolongado e irritação na vista.

A higienização e sanitização das lentes de contato são muito importantes, mas a maneira como você as usa também é. Portanto, lembre-se dessas dicas para evitar que os hábitos negativos virem rotina.