Como o sol pode prejudicar nossos olhos?

Como o sol pode prejudicar nossos olhos? Ele queima a retina? Quais os perigos da luz solar na visão? Nossos olhos já possuem uma proteção natural, mas é importante tomarmos algumas precauções com este órgão que utilizamos todos os dias de nossa vida. Neste post falaremos sobre os danos da luz solar para os olhos.

Como o sol pode prejudicar nossos olhos

Como o sol pode prejudicar nossos olhos

A atmosfera consegue filtrar a luz ultravioleta emitida pelo sol, antes dela chegar nos nossos olhos, mas com a destruição da camada de ozônio, a atmosfera não tem conseguido filtrar esses raios tão bem como deveria.

Dentro dos nossos olhos temos o cristalino (conhecido como a lente natural dos olhos) e a córnea, que trabalham juntos para filtrar os raios ultravioleta prejudiciais que causam danos à visão.

Mas até eles com o tempo, são danificados por causa dessa filtragem. O cristalino vai ficando com aparência amarelada e pode formar a catarata.

Infelizmente não é só o cristalino que pode sofrer danos pelo sol. A luz ultravioleta também pode causar outros problemas em nossos olhos:

  • câncer de pálpebras – 10% dos casos de câncer de pele ocorrem na pálpebra inferior, pois é o local de maior exposição ao sol. Esse câncer pode causar danos graves aos olhos além de causar desfiguração no rosto;
  • melanoma intraocular – câncer nos olhos mais comuns em adultos. Começa na camada média do olho onde está localizada a íris, no trato uveal. Pode causar visão turva, alteração na forma da pupila e mancha escura na íris;
  • câncer de conjuntiva – começa no revestimento do olho (conjuntiva) causando irritação e formando uma massa sólida em um dos olhos;
  • cataratas – a luz do sol pode causar catarata, turvação e amarelamento do cristalino. A catarata é uma das causas mais comuns de cegueira tratável no mundo;
  • queimaduras da córnea – a exposição prolongada à luz ultravioleta do sol pode queimar a córnea do mesmo jeito que acontece com a pele. É muito comum de acontecer no inverno quando as pessoas acham que não é necessário se proteger do sol e os raios são refletidos na neve indo diretamente para os olhos.

Protegendo os olhos

A melhor maneira de proteger seus olhos é utilizar óculos escuros que contenham proteção máxima contra os raios ultravioleta. Além disso, evite olhar diretamente para o sol, nem mesmo de brincadeira!

Veja também: Como tratar o terçol de maneira correta.