Hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia

Qual a diferença entre hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia? Estes quatro problemas são erros de refração mais comuns que afetam nossos olhos de maneiras diferentes. Alguns afetam a visão à distância, deixando os objetos que estão longe embaçados, outros afetam a visão de perto, dificultando a leitura e outros afetam os dois tipos de visão. A seguir falaremos melhor sobre estes problemas e ao que se referem.

Hipermetropia

Hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia

A hipermetropia também é conhecida como clarividência, é um erro de refração que permite ver objetos que estão longe claramente mas embaça a visão de perto. Este problema ocorre porque a lente do olho está focando a luz atrás da retina, causado pelo globo ocular ser muito curto ou a córnea não ser curva suficiente.

Normalmente o paciente tem problema para se concentrar e manter foco nos objetos próximos, podendo sentir fadiga, dor de cabeça, estrabismo e fadiga ocular ao ler e escrever.

Ela pode ser corrigida com óculos de grau, lente de contato ou fazendo cirurgia ocular. Sendo que o óculos é a opção menos invasiva, uma ótima opção para todas as pessoas. No caso da cirurgia o problema pode ser corrigido definitivamente, não sendo necessário uso de óculos ou lente, mas a cirurgia deve ser recomendada pelo oftalmologista.

Miopia

A miopia é o erro refrativo mais comum, que permite ver objetos próximos claramente mas dificulta o foco em objetos distantes. Este problema ocorre pois a lente do olho está focando a luz na frente da retina e não diretamente nela, devido ao globo ocular ser muito longo ou a córnea muito curva.

Normalmente a pessoa tem dificuldade para concentrar em objetos distantes, mas não apresentam problemas quando estão lendo ou usando computador. Pode causar fadiga, dor de cabeça, estrabismo e fadiga ocular ao tentar focar no objeto que está longe.

Pode ser corrigida usando óculos de grau, lentes de contato ou fazendo cirurgia, assim como a hipermetropia. Sendo que o uso de óculos é a opção menos invasiva. No caso da cirurgia deve-se conversar com o oftalmologista para saber se pode ou não fazê-la.

Astigmatismo

O astigmatismo pode ocorrer em três tipos diferentes, astigmatismo miópico, astigmatismo hiperópico e o misto. Ele ocorre quando a luz não chega a um único foco na retina, o que é necessário para que a pessoa tenha uma visão clara. Em vez disso, a luz pode se concentrar de maneira desigual na retina, causando visão embaçada a todas distâncias.

Normalmente a pessoa sofre com visões borradas ou distorcidas a todas as distâncias, podendo causar problema para dirigir à noite. Pode causar dor de cabeça, fadiga ocular e estrabismo.

Pode ser corrigida usando óculos de grau, lentes de contato ou fazendo cirurgia, assim como a hipermetropia. Sendo que o uso de óculos é a opção menois invasiva. No caso da cirurgia deve-se conversar com o oftamologista para saber se pode ou não fazê-la.

Presbiopia

A presbiopia é diferente de todos os outros casos de erros de refração, ele é um erro que ocorre naturalmente com a idade, não é causado por comprimento ou formato dos olhos ou curvatura da córnea. Conforme envelhecemos, as proteínas nas lentes dos olhos mudam e podem fazer com que as lentes se tornem mais duras e menos elásticas, dificultando o foco em objetos que estão próximos.

Normalmente a pessoa com este problema tem dificuldade para ler letras pequenas e ver objetos próximos. Acabam colocando o livro para longe dos olhos para conseguir ler. Também podem ocorrer dor de cabeça e fadiga ocular.

Ela pode ser corrigida com óculos especiais projetados para aumentar o foco na parte inferior da lente, assim a pessoa pode ler com a parte debaixo da lente e não afeta a visão à distância.

Conclusão hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia

Resumindo, na hipermetropia a visão de perto que fica embaçada, na miopia é visão de longe (à distância) embaçada, no astigmatismo a visão fica embaçada em qualquer distância e na presbiopia ocorre problema para ver objetos e textos próximos.