Os alimentos antioxidantes são importantes na nossa vida pois eles quem combatem os radicais livres no organismo. Estes radicais livres são moléculas instáveis que causam oxidação de células saudáveis levando a peroxidação lipídica, que pode resultar em vários problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e levar ao desenvolvimento de doenças degenerativas. Se você está procurando deixar sua vida mais saudável saiba quais frutas são antioxidantes, as frutas que retardam envelhecimento e previnem doenças.

Quais frutas são antioxidantes

Ameixas secas e ameixas naturais

As ameixas secas foram testadas e descobriu-se que ela é a principal fruta em atividade antioxidante ficando em primeiro no ranking do Índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que mede a capacidade de absorção dos radiciais oxigenados por um alimento (poder antioxidante).

A ameixa normal também contém antioxidantes, mas sua versão seca contém mais. Além disso possui vitaminas C, A e K e são ricas em fibras, o que reduz o risco de câncer colorretal e outras doenças.

Mirtilo

Blueberry no Brasil é mirtilo. Esta fruta é uma das principais em antioxidantes, assim como as ameixas secas. Contém vitaminas A e C e flavonóides, que são antioxidantes importantes que fornecem ação antiviral, anticancerígena, anti-inflamatória e antialérgica.

Um estudo mostrou que pessoas que comiam mirtilo tinham menos chance de desenvolver degeneração macular, principal causa de cegueira em idosos.

Quais frutas são antioxidantes
Quais frutas são antioxidantes

Uva passas

As uvas passas também são ricas em antioxidantes, como o mirtilo e as ameixas secas. São ótimas combatentes dos radicais livres.

Além disso é uma ótima opção para quem quer perder peso. A dica é ficar comendo uma uva passa bem lentamente. Isto vai ajudar a parar de comer besteiras e ficar beliscando toda hora por algum docinho.

Morangos

Os morangos também são ricos em antioxidantes que protegem contra vários tipos de câncer e LDL, o colesterol que é o causador de doenças do coração. Também são ricos em vitamina C, muito importante para um sistema imunológico saudável. Comendo oito morangos por dia você terá mais vitamina C do que comendo uma laranja. Ele ainda proporciona 140% do que uma pessoa necessita de antioxidante por dia.

Amoras silvestres

Além de serem ricas em antioxidantes as amoras silvestres contêm muita vitamina C, fibras e ferro que protege contra anemia.

Framboesas

As framboesas além de serem ricas em flavonóides antocianina, que neutralizam os radicais livres, possuem a substância chamada de ácido elágico, também presente em romãs, nozes e cranberries. Este ácido elágico em conjunto da antocianina previne a degeneração celular.

Laranjas, mangas, pêssegos e melancia

Estas são frutas ricas em beta-criptoxantina, um antioxidante e um dos poderosos compostos que diminuíram o risco de artrite de 20 para 40% em estudo realizado no Reino Unido.

Além disto são ricas em vitamina C e vitamina A, importantes para sistema imunológico.

Uva

A casca da uva vermelha é rica em antioxidante resveratrol, polifenol que pode ajudar na diminuição dos níveis de LDL, colesteol ruim que pode acumular-se nos vasos sanguíneos provocando problemas cardíacos. Ele também possui efeito benéfico na prevenção do câncer.

É uma fruta rica em potássio e ferro, que ajudam a prevenir contra câimbras e anemia.

Cerejas

As cerejas ficam famosas no Natal mas precisam ser comidas durante o ano todo. São ricas em flavonóides, isoquercetina e a quercitrina, dois antioxidantes envolvidos na eliminação do estresse oxidativo, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Estas são algumas das frutas que possuem maior poder antioxidante. Nesta página é possível verificar uma lista com diversos alimentos e o índice ORAC de cada um. Se você ainda não adicionou fruta no seu dia a dia está perdendo todos benefícios que elas proporcionam. Está esperando o quê?

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