Benefícios do arroz branco para a saúde

Existem benefícios do arroz branco para a saúde ou ele é um vilão e só traz malefícios? Alguns nutricionistas não recomendam o consumo por acharem que é uma fonte de caloria vazia. Mas será que ele não tem alguma vitamina ou nutriente que sejam bons para nosso organismo? Qual sua função no corpo? A seguir falaremos um pouco sobre o arroz branco e se ele é bom ou mau para nossa saúde.

Benefícios do arroz branco para a saúde

Apesar de não ser tão saudável quanto os outros tipos de arroz menos processados, o arroz branco possui sim alguns benefícios.

Sua função principal no corpo é prover energia devido à grande quantidade de carboidratos presentes e alto índice glicêmico. Justamente por isso atletas e halterofilista preferem o arroz branco ao arroz integral para o treinamento extremo, pois ele ajuda a reabastecer os estoques de glicogênio que se esgotam severamente nestes treinamentos, facilitando a recuperação dos músculos.

Alimentos ricos em carboidratos com alto índice glicêmico, fornecem uma fonte prontamente disponível de carboidratos para a síntese de glicogênio muscular.

Journal of Sports Sciences
Benefícios do arroz branco para a saúde
Benefícios do arroz branco para a saúde

Além disso o arroz branco não tem os efeitos negativos gastrointestinais como o arroz integral, que pode causar alergia e bloqueio da capacidade de absorver micronutrientes devido ao ácido fítico em sua composição. Este ácido também conhecido como fitato, é um antinutriente que se liga ao ferro, zinco, cálcio e magnésio, impedindo que eles sejam absorvidos pelo corpo.

O que muitas pessoas não sabem é que tanto o arroz branco quanto o arroz integral não possuem glúten em sua composição, sendo uma ótima opção para os celíacos, pessoas que têm alergia ao glúten.

Mas o arroz branco possui vitaminas e minerais?

Quando comparado ao arroz integral, infelizmente o arroz branco não tem a mesma quantidade de minerais e vitaminas em sua composição. Para ter uma idéia:

  • 1 xícara de arroz branco contém – 6 mg de cálcio, 0,37 g de ferro, 24 mg de magnésio, 69 mg de fósforo, 54 mg de potássio e 0,78 mg de zinco;
  • 1 xícara de arroz integral contém – 20 mg de cálcio, 1,03 mg de ferro, 86 mg de magnésio, 150 mg de fósforo, 154 mg de potássio e 1,21 mg de zinco.

O arroz integral tem o dobro e até o tripo de nutrientes do arroz branco.

O arroz branco é bom ou mau para saúde?

O ponto negativo do arroz é justamente seu alto índice glicêmico, que é bom para os praticantes de treinamentos intensos.

Para quem não sabe, índice glicêmico é a medida de quão rápido seu corpo converte carboidratos em açúcares que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea. Alimentos de alto índice glicêmico causam picos de açúcar no sangue, o que pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Apesar disso o arroz branco não é de todo ruim, ele pode ser consumido em quantidades moderadas, desde que junto de outro alimento que amenize o efeito do açúcar no sangue. Mas o consumo diário não é recomendado como uma opção saudável, nestes casos a pessoa deve dar preferência para o integral, vermelho e outros tipos de arroz que contém mais fibras em sua composição.

Uma dica para quem não aguenta comer arroz integral puro é misturá-lo ao arroz branco, assim fica mais saboroso e saudável ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.