Como selecionar e preparar frutas e vegetais com segurança

Como selecionar e preparar frutas e vegetais com segurança? Já é comprovado pela ciência que as frutas e vegetais são essenciais para nossa saúde, os nutrientes encontrados podem prevenir várias doenças, inclusive problemas de coração e câncer. Mas é muito importante se prevenir ao preparar estes alimentos, pois eles podem conter bactérias nocivas como Salmonela e E.coli, que podem causar intoxicação alimentar e até a morte.

Neste post daremos dicas de como escolher suas frutas e vegetais no mercado e o que fazer assim que chegar em casa com eles, para evitar a contaminação.

Como selecionar e preparar frutas e vegetais

Sempre escolha frutas e vegetais que não estejam com machucados ou queimados, normalmente eles estão mais velhos e poderão conter algum germe nocivo.

Se decidir comprar frutas já cortadas ou até vegetais e saladas já picadas, sempre compre o que estiver na geladeira, nunca o que estiver cortado em temperatura ambiente.

No carrinho de compras deixe as frutas e vegetais separados das carnes.

O que fazer ao chegar em casa?

Antes de manusear as frutas e vegetais lave as mãos, coloque dentro de vasilhas que estejam lavadas. Para cortar use utensílios limpos inclusive a tábua de corte, pois ela pode passar os germes de um alimento para outro.

Como selecionar e preparar frutas e vegetais
Como selecionar e preparar frutas e vegetais

Lave as frutas e vegetais apenas antes de comer, cortar ou cozinhar. Evite lavar antes de guardar na geladeira ou de deixar na fruteia em temperatura ambiente, pois a lavagem antecipada faz estragar mais rápido. Se quiser secar passe papel toalha.

Para lavar coloque embaixo da água corrente e use escovinha higiênica para remover areia. Mesmo que vá remover a casca lave! Pois as bactérias passam da casca para o interior do alimento. Remova partes podres antes de comer ou preparar.

Frutas e vegetais que você tenha cortado, descascado ou cozinhado têm que ser refrigerados dentro de 2 horas, no máximo! Se a temperatura estiver acima de 32 graus, então não deixe mais do que 1 hora! A temperatura ideal que eles devem ficar é 4°C.

Algumas pessoas tem mais risco de ter intoxicação alimentar que outras?

Existem sim grupos de pessoas que estão mais propensas a ter intoxicação alimentar que outras. São elas:

  • Crianças com menos de 5 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Adultos com mais de 65 anos;
  • Pessoas com sistema imunológico baixo.

Se você faz parte de um desses grupos deve se precaver mais ainda em relação à limpeza e cuidados com os alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.