Erros perigosos relacionados à comida que você não pode cometer

Neste post falaremos sobre erros perigosos relacionados à comida que você não pode cometer. Se você se preocupa com o bem-estar dos seus entes queridos, na hora do preparo da comida não podia ser diferente. Um erro que seja pode colocar sua família em perigo de intoxicação alimentar. Dependendo da bactéria, pode levar à sérios problemas de saúde, como paralisia e morte.

Erros perigosos relacionados à comida

Não lavar as mãos

Os germes presentes na sua mão passam rapidamente para a comida deixando-a perigosa para o consumo. Portanto lave suas mãos por 20 segundos com água e sabão antes e depois do preparo da comida.

Não esqueça de lavar depois de ir ao banheiro ou se tiver que trocar fraldas.

Comer alimentos perigosos se você está no grupo de risco

Existem alguns grupos de pessoas que são mais propensos a ter intoxicação alimentar, são eles:

  • Adultos com mais de 65 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Crianças com menos de 5 anos;
  • Pessoas com problemas de saúde e sistema imunológico baixo.
Erros perigosos relacionados à comida que você não pode cometer
Erros perigosos relacionados à comida que você não pode cometer

Se você faz parte desses grupos não arrisque comer carne mal-passada ou crua, ovos crus, frutos do mar e aves cruas ou malpassadas, leite e sucos não pasteurizados, queijos frescos que não sejam pasteurizados.

Comer frutas e vegetais sem lavar

Frutas e vegetais têm germes na sua casca, mesmo que você não vá comer a casca, lave a fruta antes de descascar, senão irá passar os germes para parte que irá comer. Sempre lave em água corrente com escovinha higiênica.

Lavar carne vermelha, frango ou peru

Ao lavar carnes, não importa o tipo, e lavar ovos, você não estará removendo a bactéria mais sim espalhando elas pela sua pia, bancada e cozinha, trazendo um risco enorme de intoxicação alimentar. Portanto nunca lave carne de boi, frango, peru ou ovos! Ao cozinhar bem essas carnes ou o ovo você estará matando a bactéria.

Colocar carne pronta em um prato onde estava carne crua

Nunca coloque a carne pronta em uma vasilha, pirex, forma ou prato que estava com carne crua, pois as bactérias da carne crua vão passar para a carne que estava pronta para comer. Sempre use pratos diferentes para sua carne crua e carne cozida, não importa o tipo de carne.

Perigos no preparo de alimentos
Perigos no preparo de alimentos

Não cozinhar a carne vermelha, frango, peru, frutos do mar e ovos o suficiente

Muitas pessoas acham que basta cozinhar um pouco o alimento no fogo que já está seguro para comer, mas não é bem assim. Nas carnes é preciso atingir uma temperatura específica para conseguir matar todos os germes presentes.

As temperaturas recomendadas são:

  • 62°C para cortes interios de carne vermelha, porco, vitela e carneiro, depois deixe descansar 3 minutos para cortar;
  • 71°C para carnes moídas, vermelha ou porco;
  • 74°C para qualquer tipo de ave;
  • 74°C para sobras e carne de panela;
  • 63°C para presunto fresco cru;
  • 63°C para frutos do mar ou cozinhe até que a carne fique opaca.

Comer massa crua ou outros alimentos com ovo ou farinha crua

Farinha crua e ovo cru podem conter bactérias perigosas para saúde como E.coli e salmonela, portanto evite o consumo de pratos que usem estes alimentos sem estarem cozidos, inclusive maionese caseira. Cozinhe bem os alimentos que forem preparados com farinha ou com ovo, depois lave bem os utensílios que entraram em contato com eles.

Provar ou cheirar comida para saber se ainda está boa para comer

Ao provar ou cheirar uma comida que estava guardada para saber se ela ainda está boa para ser comida, é um erro muito grave, pois você poderá ingerir direto a bactéria, mesmo que seja pouquinho. Os alimentos podem ser guardados por um certo tempo, passando do tempo nem prove, jogue fora imediatamente.

Descongelar ou marinar os alimentos na bancada (temperatura ambiente)

As bactérias se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente, portanto nunca deixe descongelar ou marinar na bancada da cozinha. Sempre coloque na geladeira para marinar. Se for descongelar também pode ser na geladeira de um dia para o outro ou no microondas.

Deixar a comida na mesa por mais de duas horas

As bactérias começam a se multiplicar nos alimentos com menos de 30 minutos em temperatura ambiente, de você deixar mais do que duas horas o perigo de intoxicação alimentar será muito grande. Portanto sempre coloque alimento perecível na geladeira dentro de 2 horas, nunca mais que isso! Se a temperatura estiver acima de 33°C não deixe mais do que 1 hora!

Lembre-se, não tem problema colocar a comida morna ou quente na geladeira, desde que você embale em quantidades pequenas que irá gelar rapidamente. Não guarde em grandes quantidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.