Utilidades do bicarbonato de sódio para beleza

Quais utilidades do bicarbonato de sódio para beleza? Algumas pessoas pensam em usar bicarbonato de sódio para lavar o rosto, mas será que é mesmo seguro?

Falaremos sobre o uso do bicarbonato na pele facial e daremos outras dicas para uso do bicarbonato de sódio para beleza.

Utilidades do bicarbonato de sódio para beleza

Utilidades do bicarbonato de sódio para beleza

O mais importante é que não, você não deve lavar o rosto todos os dias com bicarbonato de sódio. Mesmo que pareça tentador, para ficar com o rosto lisinho. O bicarbonato é um composto químico usado para aliviar queimação no estômago, pois ajuda a neutralizar o ácido. Ele atua do mesmo jeito na pele do rosto.

Para quem não sabe, a pele é levemente ácida, ela possui uma camada com uma certa acidez, que ajuda a criar uma barreira protetora importante para saúde da pele. Ao usar o bicarbonato você corre o risco de remover esta camada, alterando o pH e interrompendo as bactérias naturais na superfície, que ajudam a prevenir infecções e acne.

Quem quiser pode usar de vez em quando para esfoliação da pele, assim como o açúcar e sal, pois promove remoção de manchas, células mortas e redução de espinhas. Mas deve ser usado com moderação.

Sempre teste o produto em uma parte pequena da pele, para ver se ocorre alguma reação alérgica.

Outros usos do bicarbonato na beleza

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para:

Remover manchas escuras no pescoço

Misturando uma colher de chá de bicarbonato com uma colher de chá de água, forme uma pasta, lave e seque o pescoço, depois aplique a pasta e deixe agir por 15 minutos, enxágue e faça o seu procedimento normal de hidratação da pele.

Brotoejas no corpo

Misture uma colher de sopa de bicarbonato com uma colher de sopa de óleo de coco para ficar uma pasta, aplique no local e deixe 5 minutos, enxágue.

Clareamento dos dentes

Misture meia colher de sopa de bicarbonato com algumas gotas de água, esfregue nos dentes com a escova fazedo movimentos circulares ou cima baixo, pois é abrasivo, depois enxágue a boca e a escova (não faça o procedimento com muita frequência, pois pode tirar o esmalte dos dentes).

Cabelos

Pode ser usado para reduzir a caspa pois deixa o couro cabeludo mais seco e diminui a oleosidade do cabelo, mas se usado constantemente pode levar à formação de ponta dupla. Após o uso utilize produtos que fecham as cutículas dos fios.

Não recomendado para quem fez escova progressiva, nem para quem tem cabelo muito volumoso.

Remover odores das axilas

O bicarbonato de sódio é um desodorante natural, funciona como bactericida, uma vez que seu pH inibe o crescimento de fungos. Basta aplicar o bicarbonato puro com o dedo. Quem preferir pode diluir 2 colheres de chá em um copo de água e colocar no borrifador.

Fungos nos pés

Misture em um balde um terço de água com 4 colheres de sopa de bicarbonato e uma xícara de vinagre. Coloque seus pés de molho por 15 minutos. Seque com papel toalha. Depois deste período, jogue a água com vinagre fora, encha um terço dele com água com bicarbonato de sódio e coloque o pé dentro por mais 15 minutos. Depois seque com papel toalha.

Afta na boca

Misture uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de chá de água, crie uma pasta e aplique em cima da afta. Prepare-se pois vai arder! Deixe dois minutos, depois enxágue.

Caso use o bicarbonato na pele, sempre teste para ter certeza que não vai causar irritação. E não faça esfoliação todos os dias, pode ser perigoso para sua pele.