Como evitar doenças transmitidas por alimentos

Como evitar doenças transmitidas por alimentos? Além da escolha da comida saudável, existem algumas regras que devem ser seguidas no preparo, manuseio e armazenamento dos alimentos para evitar contaminação por bactérias patogênicas.

A seguir falaremos sobre as etapas que a pessoa deve seguir para manter os alimentos seguros.

Como evitar doenças transmitidas por alimentos

Como evitar doenças transmitidas por alimentos

As quatro regras que as pessoas precisam ter sempre em mente quando preparam um alimento é: limpe, separe, cozinhe e refrigere.

Limpe

Sempre lave suas mãos por 20 segundos com sabão e água antes, durante e depois de preparar um alimento e também antes de comê-lo. Esfregue uma mão na outra vigorosamente, depois enxágue e seque por completo.

Enxágue bem frutas e vegetais embaixo da bica antes de comer. Mesmo que vá descascar a fruta enxágue muito bem, pois ao tirar a casca você pode passar a bactéria de fora da fruta para dentro dela.

Tenha cuidado extra ao preparar carnes cruas. Nunca lave as carnes, você aumentará a propagação de bactéria!

Lave os utensílios, tábuas e bancadas com água quente com sabão. Se respingar na bancada passe papel toalha ou pano de prato limpo. Lave com água quente qualquer pano que usar.

Separe

Para evitar a contaminação cruzada é muito importante manter carne, aves, frutos do mar e ovos separados das outras comidas, desde o carrinho de compras, até na sacola do mercado, na geladeira e no momento do preparo.

Tenha uma tábua de corte própria para as carnes e outra para legumes e outros alimentos, assim você evita contaminar com o suco da carne.

Cozinhe para evitar doenças transmitidas

O alimento estará cozido corretamente se a temperatura interna chegar a um valor alto suficiente para matar bactérias que podem causar doenças. Por isso é importante ter um termômetro próprio para preparo de alimentos, só assim você terá certeza que o alimento cozinhou corretamente. Não tem como saber que o alimento foi cozido correto apenas verificando a mudança de cor e textura.

Algumas temperaturas de cozimento recomendadas:

  • 63°C – presunto cru;
  • 63°C – peixes finos ou cozinhe até a carne ficar opaca;
  • 63°C – carnes inteiras, porco, vitela e cordeiro (deixe a carne descansar por 3 minutos antes de cortar);
  • 71°C – carnes moídas de porco e boi;
  • 74°C – todos os tipos de aves;
  • 74°C – sobras e carnes de panela.

Alimentos quentes devem ser mantidos a uma temperatura de 60°C até acabarem ou for hora de guardá-los. Alimentos frios devem ser mantidos a uma temperatura de 4,4°C.

Refrigere

Mantenha a geladeira a uma temperatura de 4°C.

Nunca deixe alimentos perecíveis mais do que 2 horas fora da geladeira! Se a temperatura local for de 32°C ou maior, refrigere com no máximo 1 hora.

Dê preferência para descongelar comida na geladeira. Caso use descongelamento rápido colocando o pote embaixo da água ou no micro-ondas, utilize imediatamente e não volte para geladeira, pois o perigo de contaminação é muito grande.

Conclusão

As bactérias nocivas são invisíveis, não possuem cheiro e nem sabor. Por isso a limpeza é um fator importantíssimo para prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Seguindo essas etapas você já estará se protegendo da maioria delas. Lembre-se também de deixar os animais de estimação fora da cozinha e bancadas.