Como evitar doenças transmitidas por alimentos

Como evitar doenças transmitidas por alimentos? Além da escolha da comida saudável, existem algumas regras que devem ser seguidas no preparo, manuseio e armazenamento dos alimentos para evitar contaminação por bactérias patogênicas. A seguir falaremos sobre as etapas que a pessoa deve seguir para manter os alimentos seguros.

Como evitar doenças transmitidas por alimentos

As quatro regras que as pessoas precisam ter sempre em mente quando preparam um alimento é: limpe, separe, cozinhe e refrigere.

Limpe

Sempre lave suas mãos por 20 segundos com sabão e água antes, durante e depois de preparar um alimento e também antes de comê-lo. Esfregue uma mão na outra vigorosamente, depois enxágue e seque por completo.

Como lavar as mãos corretamente
Como lavar as mãos corretamente

Enxágue bem frutas e vegetais embaixo da bica antes de comer. Mesmo que vá descascar a fruta enxágue muito bem, pois ao tirar a casca você pode passar a bactéria de fora da fruta para dentro dela.

Tenha cuidado extra ao preparar carnes cruas. Nunca lave as carnes, você aumentará a propagação de bactéria!

Lave os utensílios, tábuas e bancadas com água quente com sabão. Se respingar na bancada passe papel toalha ou pano de prato limpo. Lave com água quente qualquer pano que usar.

Separe

Para evitar a contaminação cruzada é muito importante manter carne, aves, frutos do mar e ovos separados das outras comidas, desde o carrinho de compras, até na sacola do mercado, na geladeira e no momento do preparo.

Tenha uma tábua de corte própria para as carnes e outra para legumes e outros alimentos, assim você evita contaminar com o suco da carne.

Como evitar doenças transmitidas por alimentos
Como evitar doenças transmitidas por alimentos?

Cozinhe para evitar doenças transmitidas

A comida está cozida corretamente se a temperatura interna chegar a um valor alto suficiente para matar bactérias que podem causar doenças. Por isso é importante ter um termômetro próprio para preparo de alimentos, só assim você terá certeza que a comida cozinhou corretamente. Não tem como saber que o alimento foi cozido correto apenas verificando a mudança de cor e textura.

Algumas temperaturas de cozimento recomendadas:

  • 63°C – presunto cru;
  • 63°C – peixes finos ou cozinhe até a carne ficar opaca;
  • 63°C – carnes inteiras, porco, vitela e cordeiro (deixe a carne descansar por 3 minutos antes de cortar);
  • 71°C – carnes moídas de porco e boi;
  • 74°C – todos os tipos de aves;
  • 74°C – sobras e carnes de panela.

Alimentos quentes devem ser mantidos a uma temperatura de 60°C até acabarem ou for hora de guardá-los. Alimentos frios devem ser mantidos a uma temperatura de 4,4°C.

Refrigere

Mantenha a geladeira a uma temperatura de 4°C.

Nunca deixe alimentos perecíveis mais do que 2 horas fora da geladeira! Se a temperatura local for de 32°C ou maior, refrigere com no máximo 1 hora.

Dê preferência para descongelar comida na geladeira. Caso use descongelamento rápido colocando o pote embaixo da água ou no micro-ondas, coma imediatamente e não volte para geladeira, pois o perigo de contaminação é muito grande.

Conclusão

As bactérias nocivas são invisíveis, não possuem cheiro e nem sabor. Por isso a limpeza é um fator importantíssimo para prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Seguindo essas etapas você já estará se protegendo da maioria delas. Lembre-se também de deixar os animais de estimação fora da cozinha e bancadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.