Como limpar a casa quando tem cachorro ou gato

Como limpar a casa quando tem cachorro ou gato? É muito importante a limpeza correta da casa ou apartamento ao ter um animal de estimação, não só para manter o ambiente saudável, mas também para que seu bichinho não pegue doenças. A seguir daremos algumas dicas para manter sua casa limpa mesmo tendo um animal de estimação.

Como limpar a casa quando tem cachorro ou gato

Como limpar a casa quando tem cachorro ou gato

Escovar o animal para diminuir os pelos

Uma das piores coisas na casa quando se tem animal de estimação são os pelos que ficam espalhados por todos os lados e se acumulam formando bolas de pelo.

A dica para você diminuir estes pelos é escovar seu bichinho algumas vezes na semana. Passe a escova rapidamente só para puxar os pelos que já estão soltos, assim eles ficarão presos na escova e não vão se espalhar pela casa. Caso tenha uma área externa, procure utilizá-la para escovar o animal.

No caso de gatos, a escovação regular ainda evita que ele tenha problemas como prisão de ventre e bola de pelo no estômago.

Tigela e brinquedos sujos

Mantenha sempre os brinquedos e tigelas do animal limpos, para evitar a propagação de germes e bactérias. Lave com água e sabão usando esponja limpa, depois enxágue.

Em seguida deixe de molho na mistura de duas colheres de chá de água sanitária (própria para limpeza de alimentos) com quatro litros de água. Deixe a tigela e os brinquedos de molho por 2 minutos, depois escorra e deixe secar.

Se o animal estiver doente

Se o animal estiver doente é muito importante fazer desinfecção de tudo que ele entrar em contato dentro da casa. A água sanitária é o melhor produto para fazer isso, utilize 120 mL de água sanitária para cada 4 litros de água.

Coloque de molho nessa solução todos os itens que o animal entrar em contato, deixe por 10 minutos (senão não desinfeta), depois enxágue e seque.

Nunca lave tigelas e brinquedos na pia da sua cozinha pois você estará espalhando bactérias no local onde irá entrar em contato com alimentos. Isso pode ser perigoso para saúde das pessoas que moram na casa.

Removendo o pelo animal da casa

Passe aspirador na casa, pelo menos uma vez na semana, se possível duas vezes.

Depois passe pano umedecido, para puxar os pelos que ficarem, sempre passe o pano indo dos cantos da casa para o centro, assim você puxa os pelos que possam estar presos no rodapé. Utilize pano umedecido com água e algum produto para limpeza de chão tipo Veja ou Cif.

Limpar manchas de urina pela casa

Às vezes o animal não aguenta esperar alguém para dar uma volta e acaba fazendo xixi dentro da casa. A limpeza da urina vai depender da superfície do local.

  • Em calçadas e ladrilhos da parte externa da casa você pode passar água com a mangueira para remover excesso de urina. Depois borrife eliminador de odor de urina diretamente no local do xixi e deixe secar com o ar, não enxágue;
  • Pisos duros que não sejam porosos remova o excesso de urina com papel toalha e borrife eliminador de odor de urina até cobrir todo o local, aguarde cinco minutos para fazer efeito, depois enxágue e seque com papel toalha ou pano limpo;
  • Carpetes, tapetes, estofados ou colchão que não desbotam remova o excesso com um pano absorvente limpo ou papel toalha. Borrife o emilinador de odor de urina diretamente na mancha, deixe 3 minutos, seque com pano limpo e deixe secar por completo.

Caixa de areia de gato

A caixa de areia do gato deve ser limpa e desinfectada regularmente, usando a água sanitária do mesmo jeito que nas tigelas e brinquedos.

Para limpar remova a areia suja e jogue fora. Enxágua e lave com água e sabão. Depois misture 180 mL de água sanitária com 4 litros de água e jogue dentro da caixa de areia. Deixe agir por cinco minutos. Depois enxágue bem e deixe secar.

Bancadas e mesas

Gatos adoram andar em cima de bancadas e mesas, mesmo que você sempre o expulse, em algum momento ele vai conseguir subir sem você ver. Portanto, é imprescindível sempre limpar as bancadas e mesas com algum produto de limpeza antes e depois de colocar comida em cima do local. Pode usar álcool 70% ou água sanitária, ou algum desinfetante que você goste.

Deixe seus talheres, tábuas e outros utensílios guardados, longe de locais que eles possam entrar em contato.

Conclusão

Apesar do contato animal ser bom para as pessoas, a limpeza é essencial para não contrairmos doenças infecciosas que são transmitidas entre animais e seres humanos.

Sempre lave as mãos com água e sabão antes e durante o preparo de qualquer alimento, também depois de acariciar ou manusear objetos que tiveram contato com o animal. E não esqueça da limpeza correta dos brinquedos, tigela e outras coisas que entrem em contato com o animal.