Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente? Todos sabemos que é preciso lavar as mãos ao sair do banheiro para evitar a propagação de germes, mas será que tem outros momentos onde é recomendado a lavagem das mãos e as pessoas não costumam lavar?

A seguir explicaremos se existe alguma maneira correta de lavar as mãos para evitar contaminação por bactérias e germes e quando devemos lavar nossas mãos.

Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Comece molhando as suas mãos, deixe a água passar por elas, pode ser água fria ou morna. Depois feche a torneira e pegue o sabão.

Ensaboe as mãos esfregando bem o sabão nelas, passe sabão inclusive nas costas das mãos, entre os seus dedos e por baixo das unhas. Vá ensaboando bem e conte 20 segundos enquanto passa o sabão, esse é o tempo mínimo recomendado.

Em seguida enxágue bem as mãos na água corrente da bica.

No final seque com toalha limpa ou papel toalha. Se na casa tiver alguma pessoa com doença contagiosa, tente fechar a torneira da bica usando papel toalha para evitar contaminação.

Se não tiver sabão disponível, o recomendado é usar sanitizadores de mãos como os álcool gel antissépticos 60% a 80%, principalmente para levar na bolsa quando não puder lavar as mãos em locais públicos. Basta dar uma esguichada ou duas do sanitizador nas mãos e esfregar uma na outra, passando inclusive nas costas das mãos, entre os dedos e por baixo das unhas. Deixe secar ao natural. Tenha cuidado pois são inflamáveis!

Também pode usar lenços umedecidos antissépticos. Você terá que passar pelas mãos todas, talvez sejam necessários dois lenços. Deixe secar ao natural.

Quando deve ser feita a lavagem das mãos?

Esses são os principais momentos em que você deve lavar bem as mãos para evitar propagação de agentes patogênicos:

  • Antes e depois de cuidar de alguém que está doente;
  • Antes e depois de fazer curativos;
  • Antes e depois de preparar a comida;
  • Antes de fazer qualquer tipo de refeição;
  • Depois de usar o banheiro;
  • Depois de trocar fraldas ou limpar a criança no banheiro;
  • Depois de tocar ou alimentar um animal e depois de jogar as fezes fora;
  • Depois de tocar o lixo;
  • Depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir.

Ou seja, é preciso lavar as mãos sempre que elas estiverem sujas. Não adianta passar a mão apenas em um pano ou papel toalha depois de sujá-las, pois assim os germes e bactérias não são eliminados, você estará apenas espalhando o problema pela casa. Lave as mãos com água e sabão, se não tiver, use álcool gel antisséptico.