Como tratar lábios ressecados e rachados

Como tratar os lábios ressecados? A queda de temperatura e a baixa umidade do ar causa o ressecamento dos lábios e, dependendo da gravidade, a sua rachadura. Lábios ressecados incomodam demais e podem ser bastante doloridos e desconfortável.

Existem vários motivos para os lábios ficarem rachados. Sabendo mais sobre eles é possível tratar para que não aconteça novamente, mantendo-os hidratados e macios. A seguir falaremos sobre as principais causas e seus tratamentos e prevenção.

Como tratar os lábios ressecados

Como tratar lábios ressecados

Os lábios rachados são causados pelo excesso de secura. Isso acontece pois esta é uma das áreas mais sensíveis do corpo, ela não contém a mesma concentração de glândulas sebáceas que a pele normal, e é uma das áreas que mais ficam expostas ao ambiente. O clima frio e os cosméticos podem causar ressecamento da barreira da pele, levando à irritação, inflamação e descamação.

Mas é importante informar que nem sempre o clima frio é o culpado dos lábios ressecados. A pessoa também pode ficar com lábio ressecado quando ocorre irritação ou alergia a algum produto como batom, fragrância ou até aromatizantes de alimentos. Por isso, quando o clima não está frio, o recomendado é fazer teste de alergia com o dermatologista.

Se a culpa for da temperatura e umidade do ar, normalmente a própria pele dos lábios pode se reparar sozinha. Em casos mais graves, é recomendado o uso de hidratante labial como bálsamo labial para ajudar na hidratação da pele.

Danos causados pelo sol

Outro detalhe importante são em adultos que tiveram muitos danos causados pelo sol ao longo dos anos. O risco dos lábios ressecarem e racharem são maiores do que nas pessoas que não se expuseram tanto ao sol. Nestes casos é importante que a pessoa verifique com o médico, pois às vezes pode ser sinal de alterações pré-cancerígenas nos lábios.

Para prevenir contra esses danos utilize protetor solar labial fator 30 ou superior, até mesmo no inverno. Se você estiver com lábios rachados e pegar sol sem protetor, poderá ter febre e até aparecerem bolhas de queimadura.

Produtos para acne podem rachar os lábios

Se você usa produto para acne, saiba que ele também pode causar ressecamento dos lábios caso você passe neles sem querer. Esses produtos são esfoliantes e fazem os lábios ficarem secos. Por isso, se você usa esses produtos, passe vaselina branca ou bálsamo labial antes de aplicar o produto com ácido.

Pode fazer esfoliação dos lábios ressecados?

Se você está notando os lábios ressecados evite a esfoliação pois pode ser prejudicial. A primeira coisa que você precisa fazer nesse caso é hidratá-los com algum produto específico.

Quando estiverem hidratados, saudáveis e macios, mas estiver notando partes ressecadas, pode fazer esfoliação com açúcar, por exemplo. Mas sempre passe bálsamo labial algum outro hidratante labial após a esfoliação, pois são anti-inflamatórios.

Como prevenir lábios rachados?

A dica principal para manter os lábios saudáveis é usar hidratante labial sempre, transformar seu uso em rotina. Passe o hidratante sempre antes de dormir. Dê preferênica para hidratantes com lanolina e outros agentes oclusivos como bálsamo, vaselina e outros, pois eles impedem a evaporação da água da pele para a atmosfera.

Para pessoas que moram em cidades que a umidade do ar é muito baixa, quando o ar está seco demais, a dica é utilizar umidificador de ar no quarto, assim irá ajudar a manter a pele hidratada. Pessoas que costumam respirar pela boca durante a noite, têm uma tendência maior aos lábios rachados.

Evite fumar, uma vez que o tabaco pode irritar a pele dos lábios causando seu ressecamento e deixá-lo quebradiço.

E claro, beba bastante água! Quando o corpo está desidratado ele irá puxar água de várias áreas para garantir que as células fiquem hidratadas, isso pode causar o ressecamento tanto da pele quanto dos lábios.