Desinfetar com álcool 70% ou 92%?

Deve-se desinfetar com álcool 70% ou 92%? Qual deles é o melhor bactericida, para ser usado para limpeza e esterilização de ambiente? Existe diferença entre o álcool isopropílico e o álcool 70%? A seguir explicaremos melhor porque o álcool 70% é o melhor álcool para ser usado na desinfecção de ambientes, da pele e outras dúvidas comuns.

Desinfetar com álcool 70% ou 92%

desinfetar com álcool 70%

Quando falamos em isopropílico, estamos falando sobre um composto de isopropanol, álcool puro que não possui água em sua composição. Ele pode ser usado na limpeza de componentes eletrônicos e é o mais utilizado na esterilização em hospitais, produtos eletrônicos, farmácias e outros. Também é altamente inflamável.

Algumas pessoas se perguntam qual a diferença entre o álcool isopropílico e o álcool 70%. No Brasil o álcool 70% normalmente se refere ao álcool etílico 70%, quer dizer que o álcool possui água em sua composição, enquanto o isopropílico não (99,8% álcool, absoluto). O álcool etílico pode ter concentração 46,2° INPM (46% álcool), 70º INPM (70% álcool) e 92,8° INPM (92,8% álcool).

Mas porque o álcool 70% é melhor que 92%, se uma concentração maior indicaria um grau de pureza maior?

O álcool é um bom desinfetante contra fungos, bactérias e vírus nas concentrações entre 60% e 90%, quando tem apenas 10 a 40% de água pura. Já na concentração de 50% perde quase todo seu poder bactericida e acima de 90% não aumenta em nada seu poder bactericida.

É crucial que o álcool contenha um pouco de água misturada para ele ser capaz de destruir ou inibir o crescimento de micro-organismos patogênicos. A água funciona como um catalisador, desempenhando papel de desnaturação das membranas celulares vegetais, permitindo que o álcool penetre na parede celular, permeando toda a célula, coagulando as proteínas e matando o micro-organismo. A água à mais presente em sua composição aumenta o tempo de contato com a superfície (não permitindo que o álcool evapore rapidamente) e, consequentemente, aumentando sua eficácia.

No caso do álcool com concentração acima de 91%, eles coagulam as proteínas instantaneamente, criando uma camada protetora que protege outras proteínas da coagulação adicional. Acabam sobrando micro-organismos vivos e inativos pois precisaria de um tempo de contato muito mais longo para a desinfecção total. Por exemplo, uma bactéria que é morta pelo álcool 50% em 10 segundos, leva mais de duas horas para morrer com álcool 91%. Portanto você ainda irá precisar de uma maior quantidade de álcool para conseguir matar tudo, pois ele irá evaporar rapidamente dentro deste tempo.

Além disso, o álcool 70% produz menos vapor e odor, reduzindo riscos de vapores tóxicos ou combustão. O álcool isopropílico, ao reagir com ar, luz ou oxigênio, forma peróxidos instáveis que pode aumentar o risco de explosão.

Portanto caso esteja precisando de um álcool para usar na limpeza da casa, compre o álcool etílico 70° que ele, além de limpar, estará desinfetando o ambiente.