Tempo para desinfetar com água sanitária e outros desinfetantes

Qual o tempo para desinfetar com água sanitária e outros produtos de limpeza? Qual o tempo correto que deve deixar a água sanitária e outros produtos que usamos para limpeza da casa, sobre as superfícies, para que ele mate bactérias nocivas à saúde? Explicaremos a seguir sobre a desinfecção de superfícies.

Tempo para desinfetar com água sanitária

Tempo para desinfetar com água sanitária

Se você está pensando em desinfectar a bancada da cozinha, a banheira, vaso sanitário ou algum lugar da casa, apenas borrifando a água sanitária e passando o pano, você está simplesmente fazendo errado.

Ao passar a água sanitária com o pano você não dá o “tempo de contato” necessário para que o produto de limpeza mate os micro-organismos nocivos.

Todos estes produtos levam um certo período de tempo para conseguir matar os micro-organismos. Não dando esse tempo, você não está desinfetando, os micro-organismos continuarão ali.

Em hospitais, lares de idosos, restaurantes e outros locais em que é preciso ter um controle maior sobre os patógenos, a limpeza é realizada considerando este tempo de contato. As pessoas já estão treinadas para fazer a limpeza corretamente. O que muitas pessoas não sabem, é que a mesma técnica pode ser utilizada pelas pessoas comuns.

Para limpeza da casa existem duas opções:

  • Sanitização (Higienização) – reduzir os germes (micro-organismos críticos) em superfícies para níveis seguros pelos regulamentos da saúde pública;
  • Desinfecção – destruir o máximo de micro-organismos patógenos possível em qualquer superfície.

É importante lembrar que se você tem crianças em casa, não é recomendada a desinfecção de todas as superfícies, pois a criança entrará em contato com os produtos de limpeza desinfetantes e poderá ser prejudicial à sua saúde. São produtos muito fortes que permanecem no local após o enxágue.

Tempo recomendado para alguns produtos

De acordo com o INMETRO, desinfetantes para uso geral possuem tempo de contato de 10 minutos, este valor também vale para a água sanitária.

Na desinfecção com água sanitária deve-se deixar a água sanitária 10 minutos no local para matar os micróbios, se a água sanitária evaporar dentro deste tempo, tem que colocar mais quantidade, é preciso garantir que a água sanitária fique no local dentro deste 10 minutos, depois do tempo lave com água e seque ou deixe secar.

Mesmo o tempo normalmente sendo 10 minutos, é importante verificar o rótulo do produto que você comprar, pois dependendo do produto este tempo de contato pode subir para 30 minutos. Por exemplo, no caso de desinfecção de ambientes com manipulação de alimentos, o recomendado é o uso do hipoclorito de sódio com concentração de, pelo menos, 200 ppm de cloro livre, e tempo de contato por 30 min.

Alguns produtos desinfetantes não precisam ser removidos, podem ser aplicados no local e deixados secar com o ar, portanto verifique sempre o rótulo.

Quantidade recomendada de água sanitária?

Essas são as medidas recomendadas se você quiser fazer apenas sanitização ou se quiser fazer a desinfecção usando água sanitária em casa, para o caso de ter crianças no local:

  • Sanitização – uma colher de sopa de água sanitária para 3,5 litros de água (deixe no local por 2 minutos e seque, ou deixe secar com o ar);
  • Desinfecção – 60 a 170 mL de água sanitária para 3,5 litros de água ou 1 a 3 colheres de sopa de água sanitária para um litro de água (deixe agir por dois minutos e seque, ou deixe secar com o ar).

Em casos mais graves de contaminação pode aumentar a quantidade de água sanitária para:

  • 240 mL de água sanitária para 3,5 litros de água;
  • 60 mL de água sanitária para 1 litro de água.

Quando deve-se fazer sanitização e quando desinfecção em casa? Quais locais?

A sanitização é recomendada para superfícies de contato com alimentos como louças, utensílios, cortadores, tábuas e outros). Para quem tem crianças é recomendada para limpar brinquedos que crianças podem colocar na boca e chupetas.

Já a desinfecção é recomendada dentro de casa apenas em casos quando ocorre algum surto de intoxicação alimentar ou alguma infecção cutânea causada por bactérias ou fungos ou vírus. Passando em maçanetas de portas e armários, bancadas da cozinha, banheiros e pias usadas na higiene, privada, banheira, e para quem tem crianças na mesa de troca de fraldas.

Precauções ao desinfetar com água sanitária

Lembre-se que a água sanitária pode corroer metais e estragar superfícies pintadas.

Evite contato com os olhos, se cair no olho enxágue com muita água por 15 minutos.

Nunca use a água sanitária misturada com detergente pois diminui sua eficácia, além de causar reações com os compostos químicos. Se diluir na água use todo o conteúdo dentro de 24 horas, pois ela perde suas propriedades após esse tempo.

A água sanitária não diluída, libera gases tóxicos quando exposto à luz do sol, deixe sempre guardada em local fresco e escuro, longe de crianças.