Qual faixa de temperatura os micróbios se multiplicam no alimento? Quais as recomendações para conservar os alimentos sem correr riscos para saúde? A seguir explicaremos a melhor forma de conservação dos alimentos para não propagar bactérias e outros micro-organismos patogênicos.

Faixa de temperatura os micróbios se multiplicam

Deixar a comida em temperatura ambiente pode propagar bactérias como Staphylococcus aureus, Salmonella Enteritidis, Escherichia coli e Campylobacter, que crescem rapidamente em quantidade perigosa podendo causar doenças para as pessoas que tiverem contato com este alimento.

As bactérias ou micróbios prejudiciais à saúde se propagam mais rapidamente entre as temperaturas de:

5ºC a 60ºC

Para ter uma idéia as bactérias dobram em quantidade em menos de 20 minutos, e apenas uma bactéria se multiplica em 130 mil em seis horas, caso o alimento fique nesta faixa de temperatura. Por isso ela é chamada de Zona de Perigo.

Qual faixa de temperatura os micróbios se multiplicam no alimento?
Qual faixa de temperatura os micróbios se multiplicam no alimento?

Para manter os alimentos pereciveis seguros, sem riscos de propagarem estas bactérias, nunca deixe por mais de duas horas fora da geladeira na temperatura ambiente! Se a temperatura local estiver acima de 32ºC você não deve deixar nem mais do que 1 hora!

Outras regras importantes para comida pronta (preparada):

  • Comida quente deve ser mantida quente para não correr riscos, deixe em temperatura acima de 60ºC usando banho-maria ou chapa de aquecimento ou algum outro utensílio que mantenha a temperatura constante (máximo de 6 horas nesta temperatura);
  • Comida fria deve ser mantida fria abaixo dos 5ºC, se possível deixe dentro de vasilhas com gelo (máximo de 5 dias nesta temperatura).

É por isso que na comida a quilo (self-service) vemos os pratos de alimentos dentro dos balcões com água quente, para manter o alimento sempre quente e não correr o risco das pessoas terem alguma infecção alimentar causada por bactérias.

Alimentos comprados congelados ou refrigerados devem ser colocados imediatamente no freezer ou na geladeira, de acordo. Nunca descongele em temperatura ambiente, deixe o alimento na geladeira de um dia para o outro ou por 24 horas para descongelar. Se usar o micro-ondas para descongelar, utilize imediatamente!

Quais alimentos são perecíveis?

Os alimentos perecíveis são as carnes, iogurte, presunto, queijo, leite pasteurizado, frutas, verduras. São todos os alimentos que contêm umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios. Por isso eles devem ser consevados fora da faixa de temperatura da zona de perigo.

Como limpar verduras e frutas para não ter micróbios?

Remova sempre folhas que estejam deterioradas. Lave com água folha por folha ou fruta por fruta ou legume por legume. No caso do legume utilize escovinha para ajudar a remover areias.

Coloque de molho na água com cloro, usando a quantidade de um litro de água para uma colher de sopa de cloro ou água sanitária (tenha cuidado com a água sanitária, nem todas podem ser utilizadas, leia no rótulo). Deixe de molho por 15 minutos, depois enxague bem folha por folha, ou fruta e legume, um por um.

Mantenha sempre sob refrigeração até a hora de servir.

Como cozinhar carnes para evitar que micróbios se multipliquem?

É importante ter cuidado com a carne crua e aves, pois elas devem ser sempre cozidas a uma temperatura interna mínima segura. Ao assar carnes e aves, use temperatura do forno nunca menor do que 160ºC.

Se não servir a comida imediatamente, mantenha em temperatura de 60ºC ou superior.

Qual a faixa de temperatura para o reaquecimento?

Sempre que reaquecer alimentos preparados, é importante que eles sejam reaquecidos por completo a uma temperatura interna de 74ºC ou até estarem bem quentes e fumegantes. Se usar o forno de micro-ondas, tampe os alimentos e deixe girar para que aqueça uniformemente, não ficando nenhuma parte sem esquentar.

Outros cuidados que se deve ter com a cozinha

Mantenha a cozinha sempre limpa, evite rachaduras nas paredes ou chão pois podem causar mofo e a sujeira pode propagar bactérias. Limpe bancadas, mesa, tábua e outros utensílios utilizados no preparo. Não deixe lixo em cima da bancada ou próximo de onde está cozinhando, ele pode atrair bichos e insetos, e é um local perfeito para as bactérias patogênicas.

Nunca deixe animais na cozinha pois eles possuem micróbios espalhados pelo corpo.

Mantenha sempre bastante luz e ventilação na cozinha, pois micróbios patogênicos amam locais quentes, abafados e escuros.

Nunca guarde seus produtos de limpeza no mesmo armário que os alimentos, eles podem liberar substâncias tóxicas que podem contaminar a comida.

Sempre lave as mãos antes e depois de preparar qualquer comida. Ao lavar as mãos esfregue a palma e o dorso com sabonete, até as unhas, fique esfregando por 15 segundos, depois enxágue bem com água corrente e seque com papel toalha.

Nunca compre produtos de embalagens amassadas, enferrujadas, trincadas ou com furos, rasgos, pois este defeito já pode ter feito propagar bactérias ou outros micróbios patogênicos e até substâncias tóxicas.

Evite sempre misturar alimentos crus com cozidos e não use o mesmo utensílio para o preparo deles.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.