Engov serve mesmo para curar ressaca?

Será que Engov serve mesmo para curar ressaca ou é mito? Além do Engov, que é o mais conhecido, existem outros comprimidos que prometem aliviar a ressaca se tomados antes da ingestão da bebida alcoólica, mas será que funcionam de verdade ou não faz diferença alguma?

Falaremos mais sobre os comprimidos contra ressaca neste post e o que você deve fazer caso pretenda beber muito ou tenha bebido muito no dia anterior.

Engov serve mesmo para curar ressaca?

Engov serve mesmo para curar ressaca

A verdade é que não, infelizmente estes comprimidos para aliviar ressaca não funcionam como a pessoa pretende que eles funcionem.

Estes medicamentos possuem compostos que têm ação analgésica, antiácida, antiemética e anti-inflamatória, elas irão inibir os sintomas de dor de cabeça, enjoo e desconforto estomacal, mas não irão curá-los! Portanto, eles não curam a ressaca, apenas aliviam os sintomas.

O que ocorre quando você bebe demais é que o álcool é diurético, você acaba fazendo mais xixi do que o normal, além disso, a bebida é transformada em acetaldeído e outras substâncias tóxicas no fígado. Estas substâncias demoram 24 horas para saírem do organismo!

E como se prevenir sem comprimidos para ressaca?

Para se prevenir a ressaca não tem outro jeito, a pessoa tem que se hidratar muito durante o dia e até quando estiver bebendo! Beba água junto com a bebida alcoólica, deixar sempre um copo de água por perto. Também é bom evitar alimentos gordurosos no dia da bebedeira e evitar beber sem se alimentar, pois pode causar hipoglicemia.

A dica é se alimentar bem com carboidratos integrais, frutas e leite antes de uma noite de bebedeira. São alimentos que não irão agredir o estômago e evitam que você tenha gastrite causada pelo álcool.

E se já tiver bebido e está com aquela ressaca desesperadora, faça repouso, beba muita água e coma alimentos leves. Uma ótima dica é beber suco de frutas para repor os minerais perdidos.

Caso a pessoa esteja suando frio e inconsciente, não coloque-a embaixo da água fria!!!!! Leve-a imediatamente ao hospital pois poderá estar entrando em coma alcoólico.

O Engov tem algum efeito colateral? Alguma contraindicação?

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer são:

  • Necrose papilar renal (dano cumulativo) causada pelo ácido acetilsalicílico;
  • constipação intestinal causada pelo hidróxido de alumínio;
  • sedação causada pelo maleato de mepiramina;
  • insônia, agitação e excitação, que podem progredir até leve delírio; zumbidos, tremor e tensão muscular, taquicardia e respiração acelerada causada pela cafeína.

Caso tenha algum destes efeitos entre em contato imediato com seu médico. Nunca tome qualquer medicamento sem acompanhamento médico.

O Engov não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas com gastrite ou úlcera do estômago ou com suspeita de dengue ou catapora. Também não é recomendado para pessoas que tenham doenças nos rins ou dor abdominal aguda.