Mudanças no estilo de vida para prevenção do câncer de mama

Mudanças no estilo de vida para prevenção do câncer de mama, o que se pode fazer? Ainda não se sabe ao certo as causas do câncer de mama, por isso não existem maneiras comprovadas de se prevenir contra esta doença. Mas apesar disso, acredita-se que diminuindo a exposição à coisas que prejudiciais e aumentando práticas saudáveis pode reduzir o risco de desenvolver a doença.

Prevenção do câncer de mama

As mudanças no estilo de vida não são fáceis para a maioria das pessoas, principalmente quando não vivemos sozinhos e precisamos cuidar de outras pessoas. Normalmente uma mudança gradual é mais fácil do que uma mudança repentina. Você vai precisar ter comprometimento com sua nova vida.

O que você deve levar em conta para fazer esta mudança de vida:

Exercícios físicos

A atividade física regular está diretamente conectada a um menor risco de vários tipos de câncer além de doenças como diabetes e problemas do coração.

A maioria dos adultos devem fazer, pelo menos, 150 minutos de exercício físico moderado por semana, que seria uma caminhada acelerada. Quem preferir exercícios físicos mais intensos, o recomendado é 75 minutos por semana. Não esqueça de distribuir este tempo pela semana, pois é melhor do que fazer tudo em um único dia.

No caso das crianças, o recomendado é, pelo menos, uma hora de exercício físico moderado ou intenso todos os dias.

Alimentação na prevenção do câncer de mama

Tenha atenção quanto ao que você come. Evite beliscar comidas “porcarias” e alimentos ultraprocessados, embutidos e outros alimentos relacionados a um maior risco de câncer. Dê preferência para legumes, verduras, frutas, carne de peixe e aves, e grãos integrais.

Mudanças no estilo de vida para prevenção do câncer de mama
Mudanças no estilo de vida para prevenção do câncer de mama

Uma dieta saudável inclui, pelo menos, duas xícaras e meia de verduras e frutas todos os dias. Coma menos carne vermelha e processadas como bacon, salsichas. Escolha pães, massas e cereais integrais. Coma menos doces e bebidas açucaradas.

Peso corporal na prevenção do câncer

Mantenha-se em um peso saudável. Estar acima do peso ou obeso aumentam o risco de ter câncer e não só o de mama. O exercício físico regular e a alimentação saudável vão ajudar a manter um peso controlado.

Evite cigarro e bebida alcoólica

O cigarro está diretamente ligado ao risco de câncer de mama e outros tipos de câncer, principalmente em mulheres na pré-menopausa.

A bebida alcoólica também está diretamente relacionada ao câncer de mama, quanto mais bebida você bebe, maior sua chance de desenvolver a doença. O recomendado é menor de um drinque por dia, porque pequenas quantidades já aumentam a chance do câncer.

Faça check-ups regulares

É muito importante fazer testes de câncer de mama regularmente, a descoberta antecipada do problema deixa mais fácil o tratamento, evitando que ele espalhe.

Outras coisas para verificar

Verifique se está bebendo água suficiente todos os dias, algumas pessoas recomendam dois litros por dia, mas dependendo do seu caso, esta quantidade poderá ser muita ou pouca. O melhor é verificar pela urina, se ela estiver escura você precisa beber um pouco mais de água. Se ela estiver transparente, diminua a quantidade ingerida.

Evite o estresse, tente fazer outras coisas além do trabalho, o estresse está relacionado a casos de câncer de mama. É importante tirar um tempo para si fazendo coisas que gosta.

Evite ficar sem dormir, a falta de sono está diretamente relacionada a vários problemas de saúde. O recomendado é dormir, pelo menos, 7 horas por dia e não mais do que 8 horas. Ao dormir apenas seis horas por dia, você estará aumentando muito o risco de doenças.

Conclusão

Mesmo com o papel da genética, fazendo mudanças no estilo de vida e alimentação, podem ajudar a reduzir a incidência desta doença. Uma vida mais saudável está relacionada a um menor risco de desenvolver câncer de mama. Não esqueça de fazer exames regulares, principalmente após os 40 anos.

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