Comer proteínas ou carboidratos para malhar?

Devo comer proteínas ou carboidratos para malhar? Muitas pessoas que se exercitam ficam na dúvida sobre a alimentação correta deve fazer para atingir seus objetivos. Uma coisa é certa, comer laticínios e gorduras antes do treino podem causar algumas reações adversas.

Mas o carboidrato e a proteína além de darem a energia necessária também vão fornecer o que os músculos precisam para ficarem mais fortes.

Comer proteínas ou carboidratos para malhar?

Comer proteínas ou carboidratos para malhar

Os carboidratos consumidos abastecerão os músculos com glicose dando energia (combustível) para sua sessão de exercício. O glicogênio é a maneira que o corpo processa e armazena glicose, principalmente no fígado e músculos.

Em exercícios de alta e baixa intensidade, os músculos vão usar estes estoques de glicogênio como fonte de energia.

Mas no caso de exercícios longos, a quantidade de carboidratos que será usada irá depender da intensidade, tipo de treinamento e dieta. Como os estoques de glicogênio são limitados, à medida que eles se esgotam, a produção e intensidade diminuem.

Os carboidratos consumidos antes do treino podem aumentar estes estoques de glicogênio e sua utilização, ao mesmo tempo que aumentam a oxidação de carboidratos durante o exercício.

Se você costuma dar 20 horas de descanso entre seus exercícios físicos, refeições balanceadas do dia a dia são suficientes para suprir a quantidade de carboidratos necessárias para a atividade física e para sua recuperação pós treino. Desde que você não esteja fazendo dieta lowcarb ou coisa parecida.

A proteína antes do treino ajuda a tornar os aminoácidos disponíveis para o corpo para que ele use esta proteína consumida, e assim não quebrar a proteína armazenada em seus músculos.

Ela irá aumentar a síntese de massa muscular, melhora a recuperação dos músculos, aumenta a força e massa muscular magra, além de aumentar o desempenho muscular.

Mas para obter a energia dos carboidratos não significa que qualquer um deles é saudável. Deve-se dar preferência para carboidratos de fácil digestão como, por exemplo, granola, aveia, maçã, banana, batata-doce, lentilhas etc. No caso das proteínas dê preferência para ovos, frango, peixe etc.

Para melhorar o resultado nos treinos, o recomendado é fazer a alimentação, pelo menos, duas horas antes.

E se eu estiver querendo perder peso?

Quando a pessoa está fazendo exercício físico para perder peso deve evitar o consumo de carboidratos antes do exercícios! Senão ficará com preguiça e as coisas vão ficar muito mais difíceis.

Sem o carboidrato, seu corpo poderá utilizar a gordura corporal armazenada como fonte de combustível para obter energia para a atividade física, fazendo com que se perca peso. Caso sejam consumidos carboidratos antes do exercício, o corpo simplesmente vai consumir este carboidrato, evitando utilizar a gordura armazenada.

Conclusão

Carboidratos e proteínas terão funções diferentes antes de um treino. Os carboidratos ajudam a maximizar o estoque de glicogênio para exercícios de alta intensidade enquanto a proteína melhora a síntese de proteína muscular e ajuda na recuperação.

A quantidade que deve ser consumida varia por pessoa e pelo tipo de exercício que será praticado. Por isso é importante ter acompanhamento de um nutricionista ou médico se você está querendo fazer um treinamento específico.