Comer proteínas ou carboidratos para malhar?

Devo comer proteínas ou carboidratos para malhar? Muitas pessoas que se exercitam ficam na dúvida sobre a alimentação correta deve fazer para atingir seus objetivos. Uma coisa é certa, comer laticínios e gorduras antes do treino podem causar algumas reações adversas. Mas o carboidrato e a proteína além de darem a energia necessária também vão fornecer o que os músculos precisam para ficarem mais fortes.

Comer proteínas ou carboidratos para malhar?

Os carboidratos consumidos abastecerão os músculos com glicose dando energia (combustível) para sua sessão de exercício. O glicogênio é a maneira que o corpo processa e armazena glicose, principalmente no fígado e músculos.

Em exercícios de alta e baixa intesidade, os músculos vão usar estes estoques de glicogênio como fonte de energia. Mas no caso de exercícios longos, a quantidade de carboidratos que será usada irá depender da intensidade, tipo de treinamento e dieta. Como os estoques de glicogênio são limitados, à medida que eles se esgotam, a produção e intensidade diminuem.

Os carboidratos consumidos antes do treino podem aumentar estes estoques de glicogênio e sua utilização, ao mesmo tempo que aumentam a oxidação de carboidratos durante o exercício.

Comer proteínas ou carboidratos para malhar?
Comer proteínas ou carboidratos para malhar?

Se você costuma dar 20 horas de descanso entre seus exercícios físicos, normalmente refeições balanceadas do dia a dia são suficientes para suprir a quantidade de carboidratos necessárias para a atividade física e para sua recuperação pós treino. Desde que você não esteja fazendo dieta lowcarb ou coisa parecida.

A proteína antes do treino ajuda a tornar os aminoácidos disponíveis para o corpo para que ele use esta proteína consumida, e assim não quebrar a proteína armazenada em seus músculos. Ela irá aumentar a síntese de massa muscular, melhora a recuperação dos músculos, aumenta a força e massa muscular magra, além de aumentar o desempenho muscular.

Mas para obter a energia dos carboidratos não significa que é para você qualquer tipo de carboidrato. Você tem que dar preferência para carboidratos de fácil digestão como, por exemplo, granola, aveia, maçã, banana, batata-doce, lentilhas etc. No caso das proteínas dê preferência para ovos, frango, peixe etc.

Para melhorar o resultado nos treinos, o recomendado é fazer a alimentação, pelo menos, duas horas antes.

E se eu estiver querendo perder peso?

Quando a pessoa está fazendo exercício físico para perder peso deve evitar o consumo de carboidratos antes do exercícios! Senão ficará com preguiça e as coisas vão ficar muito mais difíceis.

Sem o carboidrato seu corpo poderá utilizar a gordura corporal armazenada como fonte de combustível para obter energia para a atividade física, automaticamente fazendo você perder peso. Se você consumir carboidratos antes do exercício, o corpo simplesmente vai consumir este carboidrato consumido ao invés de consumir a gordura armazenada.

Conclusão

Carboidratos e proteínas terão funções diferentes antes de um treino. Os carboidratos ajudam a maximizar o estoque de glicogênio para exercícios de alta intensidade enquanto a proteína melhora a síntese de proteína muscular e ajuda na recuperação. A quantidade que deve ser consumida varia por pessoa e pelo tipo de exercício que será praticado. Por isso é importante ter acompanhamento de um nutricionista ou médico se você está querendo fazer um treinamento específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.