Picolinato de cromo emagrece? Mito ou verdade?

Picolinato de cromo emagrece mesmo? É mito ou verdade? Atualmente o suplemento de picolinato de cromo vem sendo vendido em lojas de produtos naturais para auxiliar na perda peso e para quem quer aumentar a resistência muscular.

Mas será que esses efeitos são mesmo comprovados? Será que tem algum perigo para saúde o excesso de cromo? Explicaremos a seguir.

Picolinato de cromo emagrece?

Picolinato de Cromo emagrece

Infelizmente essa afirmação é um mito. Não existem provas suficientes comprovando a eficácia do suplemento picolinato de cromo. Portanto, não se pode afirmar que esta substância ajuda a reduzir a gordura no corpo, muito menos que melhore a resistência muscular.

O que se sabe é que o cromo, um dos minerais essenciais, trabalha com o hormônio insulina para controlar as concentrações de glicose no sangue e metabolizar carboidratos. Por isso ele vem sendo utilizado na medicina alternativa para tratar deficiência de cromo e para ajudar a controlar açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Além de ser indicado por algumas pessoas para perda de peso e melhora na força muscular.

Mas a maioria dos estudos com picolinato de cromo mostraram que ele não tem efeito nenhum sobre a gordura do copo. Também não afeta a massa corporal magra, a força ou a fadiga.

Para piorar, não se sabe a quantidade segura que uma pessoa pode tomar deste suplemento. Um atleta que ingeriu 1200 µg de picolinato de cromo durante dois dias, desenvolveu uma condição perigosa de degeneração muscular e o suplemento foi o principal suspeito da causa. Uma outra mulher que ingeriu 1200 µg a 2400 µg de picolinato de cromo no período de 4 a 5 meses para perder peso, acabou apresentando insuficiência renal e outros problemas de saúde, revertidos após o tratamento parando o uso do suplemento.

Quantidade recomendada de cromo no corpo

Para quem não sabe o cromo já está presente em vários alimentos não refinados. A quantidade que necessitamos é tão pequena que basta uma alimentação saudável para você obter a quantidade necessária.

Quais os perigos do excesso de cromo para saúde?

O excesso de cromo no sangue inibe a absorção de zinco e ferro, podendo levar à anemia por deficiência de ferro. Isso diminui a capacidade de fazer exercícios físicos intensos e afeta negativamente o desempenho que necessite de um metabolismo aeróbico de alto nível.

Além disso alguns estudos mostraram que tecidos humanos que receberam doses extremas de picolinato de cromo mostraram dano cromossômico. Apesar de críticos argumentarem que ninguém vai tomar esta quantidade elevada, é importante destacar que as células continuamente expostas ao excesso de crômio pelo uso de suplementos, acumulam este mineral e o retêm durante anos!

Efeitos colaterais do cromo

Caso decida fazer uso deste suplemento, fale imediatamente com seu médico caso apresente algum destes efeitos adversos:

  • problemas de concentração;
  • problema de coordenação;
  • naúsea, dor de estômago, cansaço, perda de apetite;
  • dor de cabeça;
  • insônia;
  • irritabilidade e mudanças de humor.

Outros medicamentos e produtos naturais podem reagir com o picolinato de cromo. Fale com seu médico caso esteja tomando alguma outra coisa.

Conclusão sobre o picolinato de cromo

Portanto, você não deve tomar este suplemento a não ser que seja por recomendação médica. Tenha cuidado com uso de suplementos! Você nunca sabe se a quantidade de substância que estará ingerindo irá causar algum perigo para sua saúde.