Suplemento de vitamina C previne contra gripe? Mito ou verdade

Suplemento de vitamina C previne contra gripe e resfriado? Muitas pessoas até hoje tomam vitamina C efervescente, em cápsula e outros tipos de suplementos, pois acreditam que assim estarão se protegendo contra gripes e resfriados, principalmente no inverno. Mas será que isso é verdade ou é mito? Será que tomar suplemento de vitamina C todos os dias ajuda a prevenir contra gripes e a curar os sintomas?

Suplemento de vitamina C não previne contra gripe

Suplmento de vitamina C

A verdade é que não, o suplemento de vitamina C não previne contra gripes e resfriados, isso é um mito! Além de não proteger contra a doença, também não reduz a severidade da mesma.

Em 2013 foi realizada uma revisão com 29 estudos que envolviam mais de 11 mil participantes. Na revisão concluiu-se que o suplemento de vitamina C não tem eficácia na redução da incidência, duração e gravidade de gripes e resfriados. A vitamina C foi benéfica apenas para pessoas extremamente ativas como maratonistas ou expostas a estresses significativos. Nelas, tomando 200 mg de vitamina C por dia reduziu pela metade o risco de desenvolver resfriado. Mas para o resto da população em geral, não faz diferença nenhuma.

Além de não fazer bem, o consumo de suplemento pode trazer riscos para saúde. Eles podem aumentar o risco de pedra nos rins e podem ser perigosos para quem sofre de hemocromatose. Doença na qual ocorre excesso de ferro no organismo, uma vez que a vitamina C aumenta absorção de ferro.

A melhor estratégia para se prevenir contra gripes e resfriados, inclusive para crianças, é se concentrar em maneiras de se proteger contra a disseminação do vírus. Lave as mãos quando chegar em casa e evite contato com pessoas que estejam doentes.

No caso da vitamina C você deve consumir na dieta e não por uso de suplementos, exceto se seja prescrito pelo médico. Alguns alimentos ricos nesta vitamina são goiaba, tomate, laranja, limão, morangos, mamão papaya, brócolis, kiwi, manga, abacaxi, couve-flor e outros.