É possível realizar tratamento caseiro para queimaduras? Nos casos mais simples, sim. Porém é sempre bom ficar de olho na gravidade da lesão e seguir sempre as orientações do seu médico. Neste post, mostraremos algumas dicas de tratamento caseiro para queimaduras, mas use-as por sua conta e risco. Não há comprovação científica de que elas realmente funcionam. Existem pessoas que usam as dicas e tem resultados positivos, outras não. Fica a seu critério.

Dicas de tratamento caseiro para queimaduras

Antes de mais nada, vale dizer que tratamentos caseiros não são indicados para queimaduras de segundo ou terceiro graus. Estas são lesões muito mais graves que devem ter cuidados médicos e uso de medicamentos para evitar infecções graves!

Tratamento caseiro para queimaduras
Queimaduras causadas pelo sol também merecem um cuidado especial.

Diferença entre os graus de queimaduras

  • Queimadura de primeiro grau: É quando ocorre apenas uma lesão bem superficial. A pele costuma ficar vermelha e dolorida no local da queimadura.
  • Queimadura de segundo grau: É um caso mais grave, que apresenta bolhas, pois atingem uma parte mais profunda da pele.
  • Queimadura de terceiro grau: É o tipo de queimadura mais grave. São lesões profundas que atingem a derme, além de glândulas e também de vasos sanguíneos. Necessitam de inúmeras cirurgias para a colocação de enxertos para só assim conseguir a cura.

O primeiro passo após uma queimadura é lavar bem o local da lesão com água bem fria. Isso ajuda a aliviar principalmente a ardência e a dor.

Tratamento caseiro para queimadura com aloe vera

A aloe vera (também conhecida popularmente como babosa) é excelente para manter a pele hidratada. Por isso, muitos aplicam um pouco do gel de aloe vera no local da lesão para evitar principalmente a descamação da pele. Ela é ótima também para diminuir a dor. Veja outros benefícios da aloe vera para a saúde. Lembre-se de lavar bem as folhas antes de retirar o gel para aplicar na pele. Recomenda-se ainda deixar as folhas um pouco na geladeira antes da aplicação.

Tratamento caseiro para queimadura com argila medicinal

Muitas pessoas fazem aplicação de argila medicinal no local da queimadura principalmente para aliviar as dores. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue com água fria em seguida. A argila medicinal pode ser encontrada em algumas farmácias ou lojas de produtos naturais.

Tratamento caseiro para queimadura com óleo de coco

O óleo de coco de coco traz uma série de benefícios para a saúde. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes que ajudam na recomposição do tecido lesionado em queimaduras de primeiro grau.

Lembramos que as dicas mencionadas acima não possuem nenhuma comprovação científica. Se a sua queimadura apresenta bolhas ou ainda lesões mais graves com sangramentos e feridas procure ajuda médica enquanto antes. O profissional de saúde poderá indicar o tratamento adequado e ainda receitar medicamentos para o combate da dor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.