Farelo de aveia benefícios e malefícios

O farelo de aveia tem benefícios para saúde? É verdade mesmo que ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol? E ele auxilia no emagrecimento ou faz engordar? Falaremos mais sobre os benefícios e malefícios do farelo de aveia, qual seu papel na saúde do corpo.

Para quem não sabe, o farelo de aveia contém mais fibra do que a aveia, pois é uma parte específica da aveia, enquanto a aveia é todo o grão.

Farelo de aveia benefícios

Farelo de aveia benefícios

Previne contra doenças do coração

Sabe-se que o farelo de aveia previne contra doenças do coração, pois consegue reduzir os níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial.

A redução do colesterol se dá parcialmente pela presença de beta-glucanos, tipo de fibra solúvel que dissolve água para formar uma substância viscosa parecida com gel no trato digestivo. Estes beta-glucanos ajudam a remover a bile rica em colesterol, aumentando a excreção de colesterol no intestino por causa da alteração na composição da microbiota intestinal.

Além disso estes mesmos beta-glucanos estão associados à redução da pressão arterial sistólica e diastólica em adultos saudáveis e de pessoas com hipertensão arterial sistêmica.

Previne contra diabetes e ajuda a remover o açúcar do sangue

De acordo com estudos publicados na Journal of American Dietetic Association, o farelo de aveia ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao invés de aumentarem após uma refeição. Diminuindo assim, a digestão de carboidratos e causando a redução da taxa com que o açúcar entra na corrente sanguínea. Além disso, também pode melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando a limpar o açúcar do sangue.

Farelo de aveia previne contra prisão de ventre

O farelo de aveia pode evitar que a pessoa tenha prisão de ventre aumentando o volume das fezes e deixando-as mais macias. As fibras presentes fazem a pessoa evacuar com mais frequência. Mas é muito importante beber bastante água ao consumir o farelo, pois fibra demais sem água também pode causar prisão de ventre!

Ele ajuda a emagrecer ou engorda?

Se você está querendo perder peso, comer farelo de aveia pode ajudar no processo. Mas atenção! Se você faz dieta low carb, o farelo de aveia não é considerado lowcarb, pois é rico em fibras e carboidratos.

Alguns nutricionistas recomendam o uso do farelo de aveia na dieta para a pessoa se manter satisfeita por mais tempo. Pois a fibra solúvel ajuda a regular os níveis de grelina, hormônio responsável pelo apetite. Consequentemente a pessoa come menos, diminuindo o consumo de calorias no dia. Mas se você quer restringir a quantidade de carboidratos, este não é um alimento recomendado.

O farelo de aveia tem malefícios?

Não existem malefícios do farelo de aveia, a não ser que você seja celíaco, neste caso compre orgânico ou de alguém confiável pois o farelo de aveia industrializado costuma vir com trigo misturado.

O que pode acontecer são alguns efeitos colaterais causados pela quantidade de fibra presente no farelo:

  • gases;
  • diarréia;
  • prisão de ventre;
  • desconforto abdominal.

Por isso é importante consumir farelo de aveia sempre com um copo de água do lado. A quantidade recomendada por dia é de duas colheres de sopa, umas 30 gramas. Você pode misturar com frutas, iogurtes, sucos etc.