Ácido úrico alto o que fazer para evitar

Ácido úrico alto o que fazer para evitar? Tem algum perigo para saúde? O que se deve comer e beber para reduzir a taxa? Falaremos mais sobre o tratamento para quem está com hiperuricemia (níveis altos de ácido úrico no sangue), e se tem algum risco para saúde.

O que causa o aumento do ácido úrico no corpo?

Ácido úrico alto o que fazer

O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo naturalmente, através da degradação das purinas, uma proteína presente em vários alimentos. Parte do ácido úrico produzido permanece no sangue e o resto é eliminado na urina. Se a pessoa consumir purina em excesso, o corpo não vai conseguir eliminar o ácido úrico rápido suficiente, causando acúmulo e aumento da sua taxa. Este aumento também pode ser causado por medicamentos.

Por causa desta elevação da taxa, pequenos cristais de urato de sódio com formato de agulhas se formam pelo corpo, principalmente nas articulações (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos do pé), que causam bastante dor. Algumas pessoas podem desenvolver gota, condição que geralmente afeta os pés causando inchaço e muita dor, algumas pessoas relataram que é como se o pé estivesse “pegando fogo”.

Se atingir os rins, pode levar a formação de cálculos renais e insuficiência renal.

Existem outras condições que podem levar à hiperuricemia?

Além dos alimentos, também pode ocorrer acúmulo devido à genética, obesidade ou sobrepeso e estresse. Alguns distúrbios de saúde podem levar ao aumento desta taxa como: diabete, doença nos rins, hipotireoidismo, alguns tipos de câncer e psoríase.

Ácido úrico alto o que evitar

Limite o consumo de alimentos e bebidas ricos em purina, alguns deles são:

  • bebidas alcóolicas (todas, mas principalmente cerveja que é rica em purina);
  • carne vermelha;
  • bacon;
  • peru;
  • vitela;
  • miúdos;
  • frutos do mar;
  • peixes;
  • sardinha;
  • cogumelo;
  • couve-flor.

Evite o consumo de bebidas ricas em açúcar como refrigerantes e sucos industrializados.

Lembre-se que alguns medicamentos como aspirina, niacina, diuréticos, medicamentos imunossupressores e medicamentos quimioterápicos podem causar acúmulo de ácido úrico.

O que fazer para reduzir?

Pratique exercícios físicos e tente perder um pouco de peso, principalmente se estiver com sobrepeso, isto irá ajudar a curar o problema.

Beba muita água, para fazer o corpo eliminar o ácido úrico, e adicione mais fibras na alimentação. Dê preferência para comida de verdade, natural, evite os ultraprocessados. Beba leite e coma derivados do leite, pois eles parecem ajudar na eliminação.

Em alguns casos pode ser necessário uso de medicamento para inibir a produção de ácido úrico ou para aumentar a excreção do mesmo.

Conclusão

As principais maneiras de se prevenir e tratar a gota e outros problemas causados pela elevação da taxa de ácido úrico é fazendo exercício físico, perdendo peso, modificando a alimentação, ou seja, modificando o estilo de vida para uma vida mais saudável e ativa. Se o médico recomendar medicamento, use-os conforme orientação.