Benefícios do iogurte para a saúde

Quais os benefícios do iogurte para a saúde? Sempre escutamos falar que comer iogurte todos os dias faz bem para saúde? Mas porque as pessoas falam isso? É verdade que faz bem ou é mito? Tem algum malefício? Vamos explicar neste post para que serve o iogurte, quais benefícios são verdadeiros “comprovados” e quais não.

Alguns benefícios do iogurte para a saúde

Benefícios do iogurte para a saúde
Conheça os benefícios do iogurte para a saúde

Iogurte ajuda na digestão

Sim, isto é um fato comprovado por pesquisas. Os iogurtes que contêm bactérias probióticas “do bem” (culturas vivas) influenciam na boa motilidade intestinal e mantêm a saúde intestinal pela criação de ácidos graxos de cadeia curta, que ajuda na digestão normal. Mas lembre-se que nem todos os iogurtes que contêm culturas vivas.

Todo iogurte faz bem para saúde

Não, infelizmente isto não é verdade, é mito. Nem todos os iogurtes fazem bem para saúde, alguns contém tanta quantidade de açúcar quanto balas e chocolate, além de conter aditivos, corantes e gomas. São os ultraprocessados (alimentos com mais de cinco ingredientes), portanto verifique sempre os ingredientes antes de comprar!

Iogurte ajuda a limpar a pele

Por enquanto, apenas alguns estudos mostraram que o iogurte pode ser benéfico para pele, hidratando e agindo como calmante quando aplicado no local exato. O iogurte contém vitaminas que podem fazer esta hidratação e suavizam a pele, além disso, o ácido lático age como um esfoliante e clareador.

Este benefício está relacionado à aplicação do iogurte na pele. O benefício não é obtido se o iogurte for ingerido na alimentação.

Iogurte cura ressaca

Mito, o iogurte não tem nada que possa curar ressaca, na verdade, não existe alimento que possa curar a ressaca. O que ele pode ajudar é diminuir a irritação na mucosa do estômago causada pelo álcool.

Tomar iogurte após tratamento com antibióticos restaura a flora intestinal

Mito, infelizmente ainda não se provou tal afirmação. De acordo com algumas pessoas, os antibióticos destroem os micro-organismos que vivem no nosso intestino ao mesmo tempo que matam as bactérias maléficas, e os probióticos presentes em alguns iogurtes poderiam ajudar a restaurar estes micro-organimos “do bem”.

Uma pesquisa recente mostrou o contrário, que ao tomar probióticos após tratamento com antibióticos, atrasa a recuperação da saúde intestinal.

Iogurte é a melhor fonte de probióticos

Mito. A verdade é que chucrute, picles fermentado, kefir e alguns outros alimentos contêm muito mais probióticos e cepas de micro-organismos “do bem” que o iogurte.

Pessoas com intolerância à lactose podem comer iogurte

Mito. Algumas pessoas que são intolerantes à lactose conseguem comer iogurte sem terem problemas porque as culturas vivas transformam a lactose em ácido láctico. Mas dependendo da quantidade de lactose presente no produto final, uma pessoa com intolerância à lactose poderá ter problemas após comer este iogurte.

Iogurte é bom para os dentes

O iogurte assim como o leite é rico em proteínas, cálcio e fosfato, que ajudam a neutralizar os efeitos da produção de ácido no estômago, sendo benéfico para a saúde bucal. Mas é importante lembrar que é somente iogurte natural. Este benefício não vale para iogurtes com açúcar adicionado. Apesar da lactose não ser prejudicial aos dentes, o açúcar adicionado pode sim causar outros problemas como cáries.

Iogurte é bom para memória

Mito. Existem alguns sites que falam que o iogurte com triglicerídios de cadeia média (MCT) pode ser benéficos para pacientes com Alzheimer, mas não existem estudos que comprovem esta informação.

Iogurte ajuda a perder peso

Mito. Os poucos estudos que existem sobre esta afirmação foram feitos com número muito pequeno de pessoas para poder ser aceito como fato. Principalmente porque nestes estudos, além de comer iogurte as pessoas também restringiram a quantidade de calorias diárias, o que por si só, causaria perda de peso.

Todos iogurtes contêm bactérias probióticas benéficas?

Infelizmente não. Atualmente vários iogurtes são aquecidos durante o processo de fabricação (para aumentar a vida útil) ou no processo de transporte, o que mata as culturas e deixe o iogurte mais azedo. Portanto o produto que chega na sua casa pode não conter mais as bactérias vivas do bem. Mesmo que o rótulo especifique a presença destas bactérias, pode ser que elas não estejam mais presentes.

O mais chato é que não existe uma maneira fácil de descobrir se o iogurte comprado no mercado tem bactérias vivas ou não. Uma maneira seria adicionar uma colher de iogurte em um pouco de leite morno e deixar descansar por seis a oito horas. Se a quantidade de iogurte tiver aumentado, é porque tinham bactérias vivas nele. Se não acontecer nada, é porque elas morreram.

Existem malefícios do iogurte?

Ainda não se tem estudos mostrando que o iogurte cause problemas para saúde, na verdade, o que vem sendo descoberto é que o iogurte pode ajudar a reduzir inflamação, processo relacionado a uma série de doenças graves. Mas ainda são necessários mais estudos para confirmar estas análises.