Coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar mais saudável

Neste post falaremos sobre algumas coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar mais saudável. São dicas de coisas simples que podem ser feitas dia a dia para deixar a vida com mais saúde, às vezes algumas simples mudanças podem melhorar, e muito, sua vida.

Coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar mais saudável

Beba água

A água continua sendo uma das principais coisas que você precisa adicionar no seu dia a dia para deixar a vida com mais saúde. Sempre falam para beber oito copos de água por dia, mas a verdade é que esta quantidade é apenas um parâmetro. Você deve beber o quanto achar necessário, tente escutar seu corpo. Algumas pessoas precisam mais e outras menos.

É importante lembrar que pessoas idosas precisam se forçar um pouco a beber água, pois a vontade de beber diminui.

Coma em pratos e bowls menores

Estudos mostraram que pessoas que usam pratos e bowls pequenos tendem a comer menos do que pessoas que comem em pratos grande. É uma boa maneira de controlar o que se come, principalmente se você costuma comer porções grandes, pois estará enganando o cérebro a comer menos.

Coma vegetais sem amido para se tornar mais saudável

Tente colocar todos os dias metade do prato em vegetais que não contém amido, assim você estará reduzindo o consumo de carboidratos. Uma dieta rica em vegetais está associado a um risco menor de desenvolver os mais variados tipos de câncer.

Os vegetais sem amido mais comuns são:

  • Aipo
  • Alcachofra
  • Acelga
  • Alface
  • Alho-poró
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Brotos de bambu
  • Cebolas
  • Cenouras
  • Chuchu
  • Cogumelos
  • Couve de Bruxelas
  • Couve
  • Nabo
  • Pepino
  • Quiabo
  • Rabanetes
  • Repolho
  • Tomate
    • e outros
Coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar mais saudável
Coisas que você pode fazer todos os dias para se tornar mais saudável

Adicione fruta no lanche da manhã

A fruta é uma boa maneira de tirar a vontade de comer açúcar e de dar mais sabor no se lanche, principalmente se você costuma tomar iogurte, leite ou aveia, de manhã. As frutas são ricas em vitaminas e minerais essenciais para saúde, além de conterem muita fibra e água que podem ajudar a se mantar satisfeito por mais tempo. Tente comer uma fruta por dia.

Coma peixe rico em ômega 3

Tente comer, pelo menos duas vezes na semana, um peixe rico em ômega 3 que são salmão, atum, sardinha, cavalinha e arenque. Estudos mostraram que pessoas que comem alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 têm chance menor de desenvolver doenças do coração, inflamação crônica e outros problemas de saúde.

Dê preferência para alimentos reais ao invés de ultraprocessados

Existem diversas evidências científicas que comprovam que produtos ultraprocessados são péssimos para saúde, inclusive estão relacionados à obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. A Agência FAO das Nações Unidas publicou um documento que reúne todas estas evidências.

Os ultraprocessados são alimentos que combinam ingredientes e fragmentos de alimentos com aditivos. Alguns exemplos são biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, miojo e outros. Uma dica para saber se é ultraprocessado é verificar o rótulo, se tiver mais do que cinco ingredientes já é considerado ultraprocessado.

Tente fazer um exercício todos os dias

Não importa o que você escolha, pode ser uma caminhada de 15 minutos ou uma dança, isto já vai fazer diferença na sua vida.

O exercício diário ajuda a combater o envelhecimento precoce e é uma das únicas maneiras, senão a única, de gerar novos neurônios em nosso hipocampo, não importa a idade que você tenha.

Tente dormir bem todos os dias

É muito importante ter uma boa noite de sono todos os dias, a privação do sono está ligada a diversos problemas de saúde. Tente dormir todos os dias no mesmo horário, criando uma rotina o corpo se habitua e fica mais fácil de pegar no sono. Evite usar aparelhos eletrônicos até uma hora antes de dormir, a luz da tela também ajuda a tirar o sono.

Faça compras de barriga cheia e leve uma lista pronta

Não vá ao mercado com fome e muito menos sem uma lista do que será comprado. Assim você evita comprar besteiras e coisas que não precisa. Estudos mostraram que a pessoa que faz compras com fome tende a comprar alimentos ricos em calorias.

Diminua o volume do fone de ouvido

Atualmente com os fones de ouvido ficando cada vez mais potentes, é muito importante deixar os volumes o mais baixo que você escutar, principalmente se você fica com fone de ouvido muito tempo por dia. O volume muito alto causa perda de audição ao longo do tempo.

Alguns especialistas recomendam a regra 60/60, não ultrapasse 60% do volume no período acima de 60 minutos.

Suba escadas ao invés de pegar elevador

Está indo ao dentista ou fazer alguma compra em um shopping? Pegue as escadas ao invés de elevador e escada rolante. Se você mora em prédio, suba sempre de escadas. Este é um exercício que vai beneficiar sua saúde a longo prazo. Estudos mostraram que pessoas que sobem pelo menos oito lances de escadas por dia, tem um risco de morte 33% menor do que as que ficam sempre sentadas.

Tenha sempre um lanchinho saudável por perto

É importante ter sempre algum alimento saudável por perto para aquelas horas que dá vontade de beliscar alguma coisa. Algumas dicas são amendoim sem casca, nozes, frutas ou chocolate 70% ou superior. Assim você evitar comer “porcaria” e se arrepender depois.

Dê preferência pelo café puro (sem nada mesmo!)

Se você costuma tomar cafézinho durante o dia, dê preferência para tomar ele puro mesmo, sem açúcar, leite, creme ou outras coisas que só irão adicionar calorias na sua dieta. Assim você pode continuar tomando o café sem afetar a quantidade de calorias consumidas.

Conclusão

É possível perceber que não é preciso muito esforço no dia a dia para se manter saudável. Modificando apenas a alimentação, removendo alimentos ultraprocessados por alimentos reais, e bebendo água ao invés de refrigerantes e outras bebidas lotadas de açúcar, você já estará fazendo uma mudança enorme no seu estilo de vida.

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