Para que serve xenical orlistate

Para que serve xenical orlistate? O Xenical é o nome pelo qual é conhecida a substância orlistate (orlistatina, orlistato ou orlistat), usado para tratamento de obesidade para auxiliar na perda de peso. Mas será que este remédio faz algum mal para saúde? Qualquer pessoa pode tomar? Abaixo falaremos mais sobre este medicamento, seus efeitos colaterais e interações.

Para que serve xenical orlistate

Para que serve Xenical Orlistate

Como especificado no início do post, este medicamento é usado por pacientes obesos visando a perda de peso. Mas só deve ser utilizado em conjunto com uma dieta de baixa caloria e programa de exercícios físicos. Também costuma ser indicado para pessoas acima do peso que sofrem de pressão alta, diabetes, colesterol alto ou problemas no coração. Algumas pessoas continuam tomando após a perda de peso para evitar o efeito sanfona.

O Xenical é um inibidor de lipase. Ele age impedindo que parte da gordura dos alimentos ingeridos seja absorvida nos intestinos (até 30% das gorduras). Esta gordura que não é absorvida é então removida do corpo através das fezes.

De acordo com as especificações, o orlistate não bloqueia a absorção de calorias do açúcar e outros alimentos que não sejam gordura. Por isso é importante reduzir o consumo total de calorias enquanto toma o remédio, senão não adianta nada.

Precisa de receita para comprar Xenical orlistate?

No Brasil este medicamento só pode ser comprado com receita médica, portanto a pessoa precisa fazer uma consulta antes de comprar.

Orlistate emagrece mesmo ou é mentira?

Estudos mostraram que algumas pessoas perderam 10% do peso corporal em seis meses de uso do remédio. Sempre em conjunto com dieta de baixa caloria e exercícios físicos.

Mas infelizmente isto não vale para todas as pessoas, visto que algumas não obtiveram benefício nenhum com o medicamento. Principalmente aqueles que não reduziram o consumo de calorias e não fizeram exercício.

Tem algum perigo para saúde? Quais efeitos colaterais?

Sim, este remédio tem alguns efeitos colaterais, por isso o médico deve verificar se os benefícios serão maiores que o risco destes efeitos. Mas a maioria das pessoas não apresentam efeitos colaterais graves.

O principal efeito deste remédio é alteração na função intestinal por causa da gordura que não é absorvida, podendo ocorrer fezes oleosas, gases intestinais com secreção, dor abdominal, dor retal, sensação de necessidade de evacuar imediatamente, aumento do número de evacuações ou não conseguir controlar o intestino.

Estes são outros efeitos que podem ocorrer:

  • urticária;
  • erupção cutânea;
  • coceira;
  • dificuldade para respirar ou engolir;
  • dor severa no estômago ou que não passa nunca;
  • cansaço excessivo ou fraqueza;
  • náusea (pode estar relacionado com doença hepática);
  • vomito (pode estar relacionado com doença hepática) ;
  • perda de apetite;
  • dor na parte superior do estômago (pode estar relacionado com doença hepática) ;
  • pele e olhos amarelados (pode estar relacionado com doença hepática) ;
  • urina de cor escura ou fezes de cor clara (pode estar relacionado com doença hepática).

Fale com seu médico imediatamente se estiver com algum destes sintomas.

Xenical interage com outros medicamentos?

O Xenical pode interagir com medicamentos anticoagulantes como a varfarina, com medicamentos para o HIV como o efavirenz, ritonavir, lopinavir, atazanavir, emtricitabina e tenofovir. Também pode reduzir a eficácia de medicamentos para tratar convulsões.

Além disso ele diminui a absorção das vitaminas lipossolúveis como vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. É necessário tomar um suplemento multivitamínico diário em conjunto ao remédio.

Portanto, tenha sempre uma lista dos medicamentos que você está tomando e mostre ao seu médico antes de começar o uso do Xenical.