Benefícios do xilitol para a saúde

Quais os benefícios do xilitol para a saúde? Xilitol é categorizado como álcool de açúcar encontrado naturalmente em frutas e legumes. Por ser menos calórico, é usado em doces como substituto ao açúcar. Normalmente o xilitol comprado nas lojas é extraído do milho, casca de bétula e ameixa, sendo vendido como pó cristalizado.

Mas será que usar xilitol é mais saudável que o açúcar? Tem algum efeito colateral?

Benefícios do xilitol para a saúde

benefícios do xilitol para a saúde

O xilitol é muito consumido por pessoas diabéticas, com pré-diabetes, obesas ou que estejam fazendo dieta low carb. Ele tem poder de adoçar de maneira praticamente igual ao açúcar e com quase metade de suas calorias. Uma colher de sopa de açúcar tem 4 calorias, já do xilitol tem 2,4 calorias.

Além disso o xilitol tem índice glicêmico baixo, ou seja, ele não causa pico de glicose no sangue nem de insulina.

Quando o alimento tem alto índice glicêmico, o organismo precisa liberar grandes quantidades de insulina para tentar diminuir os níveis de glicose no sangue, isto pode desencadear diabetes tipo 2.

Alguns estudos também mostraram que o xilitol pode ser bom para a saúde dental ajudando a prevenir cáries e reduzir infecções no ouvido como a otite, pois ele inibe o crescimento e produção de ácido de várias bactérias relacionadas à cárie e à infecções respiratórias.

É importante informar que o xilitol é perigosíssimo para cachorros, pois pode causar hipoglicemia, problemas no fígado e até a morte. Se você tem cachorro em casa, nunca deixe o xilitol em local que ele possa pegar.

Tem algum efeito colateral?

O xilitol é seguro para a maioria dos adultos desde que sejam consumidos, no máximo, 50 gramas por dia. Deve-se evitar ingerir mais do que 50g diárias pois pode causar gases intestinais e diarreia. Uma dica para evitar os efeitos negativos é ir aumentando a dose aos poucos, para o corpo se adaptar com o consumo.

Ainda não se sabe se existe algum efeito negativo para mulheres grávidas ou amamentando. Por isso evite o consumo ou converse com o médico antes de usar.

Também não existem informações sobre ele interagir com outros medicamentos.

Resumo sobre o xilitol

Xilitol é um adoçante natural de baixa caloria com poder adoçante similar ao açúcar e baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção para quem quer reduzir o consumo de calorias para perder peso ou no caso de diabéticos.