Como melhorar a imunidade do organismo naturalmente

Como melhorar a imunidade do organismo naturalmente? Para quem não sabe, é nosso sistema imunológico que nos protege contra doenças causadas por microrganismos. Às vezes ele pode falhar e acabamos ficando doentes. Será que tem maneira de aumentar a imunidade do corpo modificando alimentação e outras atividades no dia a dia, sem precisar tomar suplementos?

Como melhorar a imunidade do organismo naturalmente

Como melhorar a imunidade do organismo naturalmente

O principal que você deve fazer é escolher um estilo de vida saudável. Parece clichê, mas a verdade é esta. O estilo de vida saudável faz com que seu sistema imunológico fique forte e saudável naturalmente.

Algumas dicas para ter uma vida saudável:

  • Não fume;
  • Faça exercícios regularmente (não precisa ser exagero, por exemplo, 30 minutos de caminhada quatro vezes na semana já é muito melhor do que nada);
  • Coma frutas e vegetais;
  • Quem bebe bebida alcoólica, tente beber moderadamente;
  • Lave as mãos quando chegar da rua, depois do banheiro etc;
  • Tente dormir bem, pelo menos, 7 horas por noite;
  • Cozinhe bem as comidas para evitar infecção;
  • Tente diminuir o estresse diário (leia livro, escute música, tire soneca, faça coisas que você gosta).

O exercício físico é um dos principais fatores para uma vida saudável. Ele melhora a saúde cardiovascular, diminui a pressão, ajuda a controlar o peso corporal e protege contra doenças. Além disso melhora a circulação sanguínea, permitindo que as células do sistema imunológico se movam pelo corpo facilmente, protegendo-o melhor.

Alimentação para melhorar a imunidade do organismo

Já é comprovado que a alimentação tem papel fundamental para o sistema imunológico, tanto que pessoas que vivem na pobreza e têm desnutrição são mais vulneráveis à doenças infecciosas.

Também existem evidências de que a falta de algumas vitaminas e outros micronutrientes em animais alteram a resposta imune. Mas ainda são necessários mais estudos em humanos.

O ideal é seguir uma dieta balanceada com legumes, verduras e frutas. Evitando alimentos ultraprocessados.

Se você acha que sua dieta não está dando todos nutrientes que você precisa, você pode adicionar um suplemento mineral ou vitamínico, mas não em excesso! Converse com seu médico antes de tomar.

Evite tomar produtos milagrosos

Como o sistema imunológico é muito complexo, composto por vários tipos diferentes de células que respondem a vários micróbios diferentes de maneiras diferentes, ainda não se tem ideia quais destas células devem ser melhoradas e em qual quantidade, para melhorar o sistema imunológico. A única coisa que os cientistas sabem é que o corpo gera estas células de defesa continuamente. Mas não existem dados concretos sobre quantas e quais delas o sistema precisa para funcionar perfeitamente.

Por isso não acredite em produtos milagrosos que dizem melhorar o sistema imunológico, muitos deles não irão ter efeito nenhum e outros poderão trazer prejuízo para sua saúde. Dê preferência pela mudança de estilo de vida e alimentação.

E com idade, o sistema imunológico fica mais frágil?

É normal com a idade que a nossa capacidade imunológica diminua, por isso uma maior chance da pessoa ficar doente e ter câncer. Além disso há uma maior chance de contrair doenças infecciosas e morrer por causa delas, pois o corpo não tem as mesmas defesas de antigamente. As principais causas de morte em idosos é por infecção respiratório, gripe e pneumonia.

Alguns cientistas relacionaram este risco maior de contrair e falecer por causa de alguma doença com uma redução nas células T. Acredita-se que seja por causa do timo se atrofiar com a idade, produzindo assim menos células T para combater as doenças. Mas ainda são necessários mais estudos neste campo para ter certeza.

Também pode ocorrer redução na imunidade devido à má alimentação que vários idosos se submetem, não ingerindo as vitaminas essenciais e minerais necessários para o corpo. Ocorre uma desnutrição de micronutrientes, sendo necessário utilizar suplementos dietéticos para manter a imunidade saudável. Mas antes de tomar qualquer coisa converse com o médico, pois pode ser perigoso nesta idade!

Conclusão

O mais importante para melhorar a imunidade do organismo é seguir um estilo de vida saudável, fazendo exercício físico e adicionando verduras, legumes e frutas na alimentação.