Tratamento caseiro para dor nas costas

Existe tratamento caseiro para dor nas costas? A dor nas costas virou problema comum nos dias de hoje, principalmente por causa das pessoas estarem trabalhando cada vez mais sentadas.

Mas será que tem como aliviar dor na coluna em casa? Pode fazer alongamento ou é perigoso para coluna? Veja como tratar dor em casa para tentar aliviar um pouco o incômodo.

Tratamento caseiro para dor nas costas

tratamento caseiro para dor nas costas

O tratamento para dor nas costas vai depender se a dor é aguda e súbita ou se é crônica, que dura mais de seis meses. Em alguns casos a pessoa precisa fazer exame de sangue e urina, para saber se a dor não é causada por pedra nos rins ou alguma infecção. Em outras também são necessários raio-X, ressonância etc.

Para reduzir um pouco a dor em casa você pode aplicar compressa gelada se houver inflamação (por 20 minutos) e tomar remédios analgésicos e anti-inflamatórios como ibuprofeno, paracetamol, aspirina e outros. Quando a inflamação do local diminuir, é aconselhável aplicar compressa quente para relaxar os músculos.

Pratique algum exercício

Alguns exercícios físicos leve como caminhada, yoga ou hidroginástica, podem ajudar a aliviar a dor. O exercício ajuda a soltar os músculos tensos e libera endorfina, as endorfinas são analgésicos naturais do cérebro.

Para ajudar tente praticar exercício toda semana, assim você estará se protegendo de contusões futuras nos músculos da coluna.

Alogamentos para dor nas costas

Alguns tipos de alongamentos são recomendados para aliviar dor nas costas. Você pode ficar na posição do alongamento por 30 segundos ou até o momento que não estiver mais confortável.

Um dos alongamentos recomendados é ficar com as pernas esticadas e tentar tocar os pés com as mãos. Ele ajuda a soltar os músculos da parte inferior da coluna. Repita três vezes.

Outro alongamento é a “postura da criança” na yoga, ela alonga toda a coluna, os ombros e pescoço. Fique de joelhos e veja se consegue sentar nos pés, se não conseguir, coloque uma almofada embaixo do quadril (entre quadril e pés). Flexione o tronco para frente esticando os braços para frente mantendo a direção dos ombros, estique até onde aguentar. Tente apoiar a testa no chão e aguarde 30 segundos, se não conseguir coloque colocar a testa no chão, pode usar um apoio para a cabeça e deixar os braços flexionados ao invés de esticados.

Outra posição é a “Postura da cobra”, na qual você fica deitado de bruços no chão, com as mãos viradas para baixo, colocando-as sob os ombros. Levante delicadamente o peito para a parte superior da cabeça apontar para o teto, olhe levemente para cima (não demais). Mantenha os cotovelos próximos ao corpo ao esticar os braços, faça o movimento até um ângulo que não force as costas. Respire, permaneça por 30 segundos, desça. Depois repita mais duas vezes.

Mais uma posição que você pode fazer é a “postura da vaca”. Fique de quatro apoiando as mãos embaixo dos ombros e os joelhos embaixo dos quadris. Curve os ombros para longe das orelhas, olhando para cima e arqueando a coluna para baixo sem mexer as pernas.

Adesivos ou géis anti-inflamatórios

Existem alguns adesivos e géis anti-inflamatórios bastante conhecidos nas farmácias que podem ajudar a aliviar a dor. Alguns dos mais conhecidos são Salonpas, Calminex, Dorflex e outros. Mas não exagere no uso, caso a dor não passe após a aplicação entre em contato com seu médico.

Cuidado com a coluna ao dormir

Pesquisas mostraram que a posição que você dorme pode prejudicar muito a coluna.

A posição mais recomendada para qualquer pessoa dormir é de lado, colocando um travesseiro para apoiar o braço e outro no meio das pernas, para deixar a coluna o mais reta possível.

Estresse

Muitas pessoas não sabem mas o estresse é prejudicial para todo o corpo, inclusive para a coluna. O estresse pode desencadear tensão muscular e espasmos dolorosos nas costas e outros locais do corpo.

Ao notar que seu estresse vem aumentando, tente fazer coisas para tentar amenizar o problema, coisas que sejam relaxantes para você, por exemplo, ler um livro, tirar soneca, fazer yoga etc.

Quando procurar médico para dor nas costas?

A maioria das pessoas que têm dores nas costas já sabem conviver com ela, mas se você está notando que a dor está crônica ou a dor é tão forte que não consegue fazer mais nada, não adie a ida ao médico, pois serão necessários outros tratamentos para curar o problema.