Como tratar o terçol de maneira correta

Como tratar o terçol de maneira correta? O terçol é uma doença muito comum no mundo todo. Ele é um abscesso na pálpebra, um inchaço vermelho doloroso que pode ter pus ou não. Normalmente desaparece sozinho em uma ou duas semanas, mas existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar o incômodo.

Como tratar o terçol de maneira correta

Como tratar o terçol de maneira correta

Mantenha as pálpebras limpas

Sempre mantenha os olhos limpos, principalmente as pálpebras. Limpe com sabão e água morna usando uma bolinha de algodão, se ficar com medo de arder os olhos utilize shampoo de bebê que não arde.

Lave muito bem suas mãos antes de colocar as mãos nos olhos e depois também, pois ele é contagioso. Não deixe outras pessoas usarem suas toalhas e roupas, o terçol é contagioso!

Evite usar maquiagem enquanto estiver com o terçol, pois pode prejudicar. Evite também o uso de lente, para não ficar puxando a pálpebra dolorida.

Aplique compressa morna no terçol

Para reduzir o inchaço do terçol você pode encharcar uma toalhinha na água morna. Depois coloque em cima do olho por 5 a 10 minutos. Repita três a quatro vezes ao dia.

Nunca estoure o terçol

Nunca aperte o terçol para tentar estourá-lo pois você pode espalhar a infecção! O calor da compressa morna irá fazer com que ele abra naturalmente, sem causar problemas nos seus olhos.

Medicamentos para tratar o terçol

Se estiver com muita dor são recomendados analgésicos e anti-inflamatórios como paracetamol e ibuprofeno.

Quando procurar o médico?

Procure seu médico se a dor estiver insuportável ou se o inchaço estiver muito grande. Se o terçol não melhorar dentro de uma ou duas semanas ou se ele estiver afetando sua visão. O médico poderá fazer outros procedimentos para aliviar a dor.

Como se prevenir contra o terçol?

O terçol é normalmente causado pela bactéria Staphylococcus, por isso para evitar o terçol tente manter os olhos limpos.

  • Sempre lave o rosto e remova toda maquiagem antes de dormir;
  • Troque a maquiagem a cada seis meses para evitar infecção;
  • Mantenha as pálpebras e cílios limpos;
  • Nunca compartilhe toalha e outros panos de rosto com pessoa que esteja com terçol;
  • Não esfregue os olhos se você não lavou as mãos;
  • Nunca coloque lente de contato sem lavar as mãos antes.