Engolir semente e caroço causa apendicite?

Engolir semente e caroço causa apendicite? Será que é perigoso engolir a semente da goiaba, uva, laranja, melancia e de outras frutas? Posso ter crise de apendicite se comer sementes ou caroços de frutas com frequência? Neste post tentaremos explicar um pouco sobre as sementes e caroços de frutas das frutas.

Engolir semente e caroço causa apendicite?

Engolir semente e caroço causa apendicite?

Não existem evidências científicas que conectem a apendicite (inflamação no apêndice) com sementes de frutas! Portanto é mito que comer sementes de tomate ou de goiaba, de uva, melancia e outras frutas pode causar apendicite.

Algumas pessoas que fazem apendicectomia (remoção do apêndice) podem apresentar sementes de tomate dentro do apêndice removido, mas estas sementes não são a razão do problema. A apendicite é causada pela obstrução no apêndice causada por excesso de muco que sai do intestino.

A verdade é que as sementes das frutas não estão relacionadas a nenhum tipo de doença. Inclusive as sementes de tomate não causam pedra nos rins, isto também é outro mito!

Não há perigo em comer estas pequenas sementes, nem irá nascer um pé da fruta na sua barriga. Que bom né! Pois seria muito chato ter que ficar removendo cada uma delas.

Algumas frutas fornecem ainda mais vitaminas em suas sementes como, por exemplo, o caroço de abacate que contém mais nutrientes que a própria fruta. Atualmente várias pessoas têm comido sementes assadas de melancia, melão, mamão e outras frutas devido aos seus benefícios.

Não tem perigo nenhum nas sementes?

Deve-se ter precaução com algumas sementes como a da maçã, por exemplo. Pois ela contém amigdalina, composto que ao entrar em contato com as enzimas do corpo libera cianeto, que produz o gás tóxico cianeto de hidrogênio.

Mas é importante lembrar que para você se intoxicar teria que comer uma quantidade muito grande de sementes de maçã. Não tem problema se você comer ocasionalmente a semente que vem em uma maçã.

O cianeto é tóxico para os humanos em uma quantidade de 0,5 a 3,5 miligramas por quilograma de peso corporal. Um estudo mostrou que a quantidade de amigdalina das sementes da maçã era de aproximadamente 3 miligramas por grama de sementes (um semente tem 0,7g). Você teria que comer uma quantidade muito grande para se intoxicar.

Outras frutas que contém amigdalina na semente são damasco, cereja vermelha, cereja preta, pêssego, ameixa, pera e nectarina. Por isso evite comer estas sementes.

A castanha de caju também não deve ser comida crua pois possui outra toxina prejudicial à nossa saúde, chamada urushiol. Evite comê-la sem torrar.

Conclusão

A apendicite não tem ligação com as sementes das frutas, mas deve-se ter precaução com as frutas que contém amigdalina e urushiol.