Como diminuir os pelos encravados

Como diminuir os pelos encravados? Os pelos encravados acontecem quando o pelo cresce para dentro da pele ao invés de sair pela superfície, o local fica inchado e vermelho, parecido com espinha. Normalmente eles aparecem quando raspamos o pelo ou depilamos com cera, sendo mais comum em pessoas com pelos encaracolados ou grossos, pois o cabelo se curva e volta para dentro da pele.

Mas o que fazer para reduzir os pelos encravados? Tem como prevenir e algum tratamento para melhorar?

Como diminuir os pelos encravados

Como diminuir pelos encravados

Para reduzir o risco de aparecerem cistos de pelo encravado você pode tentar as seguintes dicas:

  • É importante esfoliar a pele seca antes de barbear ou fazer massagem com movimentos circulares usando pano úmido, assim vai ajudar a arrancar os pelos presos e evitar que eles encravem;
  • Use loção hidratante quando a pele estiver seca e até depois de raspar/depilar;
  • Molhe a pele com água morna antes de raspar ou depilar;
  • Use creme de barbear e loção pós-barba para acalmar a pele;
  • Se estiver usando lâmina de barbear, sempre escolha as mais afiadas (tanto no rosto quanto pernas e virilha);
  • Sempre raspe na direção do crescimento do pelo, para não empurrá-lo para dentro;
  • Passe a lâmina na água após cada passada na pele;
  • Não faça muita pressão com a navalha, passe suavemente na pele, quando a navalha é boa ela raspa sem necessidade de fazer força;
  • Coloque pano frio na pele após a depilação para reduzir a irritação;
  • Não depile quando a pele estiver irritada ou vermelha.

Outra dica é evitar a depilação com lâminas ou cera e tentar usar outro método que provoque menos pelos encravados como depilação a laser ou cremes depilatórios.

Quais tratamentos recomendados para pelos encravados?

No caso de estar sentindo dor por causa do inchaço, uma recomendação é passar cremes esteróides próprios para espinhas na área infeccionada. Estes cremes ajudam a reduzir o inchaço e limpam a área afetada, podendo fazer o pelo sair para superfície da pele.

Como tratamento caseiro, você pode usar bicarbonato de sódio para esfoliar a pele e reduzir a inflamação. Misture uma colher de sopa com um copo de água. Passe na pele usando bolinhas de algodão. Depois enxágue com água.

O açúcar também pode ser usado como esfoliante fazendo uma pasta com mel ou azeite. Passe na pele fazendo movimentos circulares e depois enxágue.

Pode estourar pelo encravado para desencravar?

Evite estourar o pelo encravado. Normalmente eles desaparecem sozinhos. Se não desaparecer você pode usar um dos tratamentos recomendados acima.

Tenha cuidado se tentar estourar ou arrancar pelo encravado com pinça! O local tem que estar muito limpo e a pinça esterilizada, senão você pode ter alguma infecção mais grave devido a bactérias e fungos.

Quando procurar o médico?

Se o cisto não desaparecer dentro de uma semana ou duas, ou se estiver com febre, procure o médico, pois pode ser algum outro problema de pele, e não apenas o pelo encravado.