Quais os mitos sobre a gripe e a vacina da gripe? Quem já pegou gripe sabe que, dependendo da gravidade, ela pode nos deixar bastante incapacitados. Às vezes recebemos conselhos de familiares ou conhecidos que podem nos prejudicar ao invés de ajudar. O mesmo acontece com boatos espalhados pela internet.

Neste post falaremos sobre os principais mitos da gripe, são mitos que espalham desinsformação e podem colocar a vida das pessoas em risco.

Mitos sobre a gripe e a vacina

A vacina da gripe faz você ter gripe

Este é um dos mitos mais espalhados atualmente, mas a verdade é que a vacina da gripe contém o vírus inativo que simplesmente não pode causar qualquer tipo de infecção. Leva duas semanas para a vacina começar a fazer efeito.

Normalmente o que acontece é que as pessoas que reclamam de estar com gripe é que já estavam com a doença antes de ser vacinada, mas os sintomas apareceram depois.

Alguns sintomas comuns da vacina são sensibilidade e vermelhidão no local da picada, dor, febre moderada e nariz escorrendo.

Não tem problema pegar gripe

Sim, tem problema, dependendo da gravidade da gripe, ela pode levar à morte. No Brasil morrem por ano quase 1 mil pessoa por causa da gripe.

Algumas pessoas resfriadas acreditam que estão com gripe, mas as duas doenças não são a mesma coisa. A gripe é uma doença muito mais grave, que pode levar à hospitalização e morte, principalmente no caso de crianças e idosos.

Sou saudável e jovem, não preciso tomar vacina

As pessoas mais novas não têm tanto perigo de morte quanto os idosos e crianças, mas mesmo assim é uma boa idéia se vacinar, se você puder pagar pela vacina. Pois a gripe é uma doença contagiosa, você pode passar a doença para alguém do grupo de risco.

Estou grávida não posso tomar a vacina da gripe

Mentira, você não só pode tomar a vacina como deve tomar. As grávidas fazem parte do grupo de risco e por isso o recomendado é que todas sejam vacinadas. Grávidas têm maior risco de complicações sérias causadas pela gripe.

Mitos sobre a gripe e a vacina da gripe
Mitos sobre a gripe e a vacina da gripe

A vacina também irá proteger o bebê por meses após o nascimento, o que é muito importante pois recém-nascidos de até 6 meses não podem tomar a vacina e têm maior chance de complicações sérias causadas pela doença.

Não vou passar gripe para outras pessoas se estiver me sentindo bem

Na verdade 30% das pessoas que estão carregando o vírus da gripe não apresentam sintomas. Você pode estar com a gripe e nem saber, espalhando para todas pessoas que tiverem contato com você.

Posso pegar gripe se sair no frio sem casaco, com cabelo molhado ou se sentar na janela com corrente de ar frio

Não, você só pega a gripe se for exposto ao vírus da gripe! A temporada da gripe coincide com o clima frio do outono e inverno, por isso algumas pessoas acreditam que a gripe está relacionada ao frio. Mas não há relação entre eles.

Canja de galinha faz melhorar mais rápido da gripe

Não, não faz. O máximo que a canja de galinha vai fazer é aliviar dor de garganta e fornecer mais líquidos, que são importantes durante a gripe. Ela não tem nenhum ingrediente específico que seja capaz de combater o vírus da gripe.

Peguei gripe mesmo vacinado, a vacina não funciona!

Muitas pessoas acham que estão gripadas mas na verdade pegaram um resfriado ou outro vírus respiratório. Em alguns casos a pessoa pode ter pego a gripe antes da vacina fazer efeito (levam duas semanas para ela imunizar). A pessoa também pode ter pego uma cepa da gripe que não estava incluída na vacina daquele ano.

Apesar disso, pessoas vacinadas que pegam gripe normalmente experimentam sintomas mais leves do que as que não foram vacinadas.

Estou com gripe e febre alta por mais de um ou dois dias, preciso tomar antibióticos!

Não! Os antibióticos são bons contra bactérias mas não terão muita eficiência contra infecção viral como a gripe. Mas algumas pessoas desenvolvem infecção bacterial como complicação da gripe, por isso é preciso checar corretamente os sintomas se eles não melhoraram ou se piorarem.

A vacina da gripe tem efeitos colaterais graves

A vacina da gripe tem um dos melhores registros de segurança entre todas as vacinas. A maioria dos efeitos colaterais são moderados, sendo o mais comum deles a dor e sensibilidade no local da injeção. Efeitos colaterais graves são extremamente raros.

Tomei a vacina no ano passado e não preciso tomar este ano

É preciso tomar a vacina todos os anos para proteger você e outras pessoas de não pegarem a gripe. A vacina se torna ineficiente com o tempo e sua formulação muda a cada ano para proteger contra vírus específicos que estão circulando naquela estação.

Portanto a vacina da gripe é muito importante principalmente para as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Se você não faz parte e tem como pagar, também é uma boa idéia principalmente se convive com pessoas do grupo de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.